'

1 de out. de 2014

O prefeito Edivaldo entregou, nesta quarta-feira (1º), as novas instalações da Unidade de Saúde da Família José de Ribamar Frazão Correa, localizada na Vila Nova República, zona rural de São Luís. A unidade é a quarta entregue pela Prefeitura, num espaço de 50 dias, completamente reformada e ampliada. Outras dez unidades municipais de saúde, totalmente restauradas, serão entregues até o final deste ano.

“Estamos vivenciando outra realidade na área da saúde do nosso Município, com avanços significativos principalmente no atendimento básico à saúde e na prevenção de doenças. Nossa meta é trazer para dentro das comunidades os serviços de saúde que ele buscaria em outras unidades de maior complexidade. Com isso, além de aproximar a assistência médica da população, promovemos também o descongestionamento das unidades voltadas para casos de maior gravidade, como os Socorrões”, disse Edivaldo.

A Unidade de Saúde da Vila Nova República, que atende cerca de 100 pessoas por dia, teve todos os ambientes reformados e climatização dos consultórios, além de ampliação com a construção de uma sala de reunião e um banheiro adequado a pessoas com deficiência. As obras incluíram ainda a revisão geral das instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas e pintura dos ambientes internos e externos.

O local conta com duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), que realizam consultas nas áreas de clínica médica e ginecológica, além de acompanhamento pré-natal e ações relacionadas à prevenção de doenças, diagnóstico e tratamento. Os atendimentos são realizados através dos programas Saúde da Criança, do Adulto, da Mulher e Hiperdia, que cadastra e acompanha portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na área.

A secretária de Saúde, Helena Duailibe, afirmou que com mais esta entrega à população, o Município avança mais um passo para garantir, aos cidadãos ludovicenses, serviços básicos de saúde essenciais à prevenção de doenças, oferecendo um atendimento com qualidade e humanizado.

“O prefeito Edivaldo tem priorizado a atenção básica à saúde, porque sabe que é nesses centros de saúde comunitários que os moradores buscam o primeiro atendimento, a primeira consulta aos problemas de saúde que estiver apresentando. Isso reforça a necessidade de dotarmos e qualificarmos essas unidades para receberem bem os usuários”, disse a secretária Helena Duailibe.

A reforma também permitiu à Prefeitura integrar a unidade da Vila Nova República ao E-SUS, o sistema de informação do Ministério da Saúde. Os usuários da comunidade poderão contar ainda com os serviços de vacinação, nebulização, verificação de pressão arterial e curativos de pequeno porte.

A dona de casa Maria José Pereira, 55 anos, moradora da Vila Nova República, fez questão de participar da entrega das novas instalações da unidade de saúde onde é atendida. “É maravilhoso ver que o nosso posto de saúde nem parece o mesmo. Agora, sim, teremos um serviço realmente de qualidade”, disse ela.

O processo de revitalização das unidades de saúde integra o Projeto Municipal de Qualificação, Articulação e Fortalecimento da Atenção Básica. Entre outras iniciativas, o projeto prevê a reforma estrutural e material de diversos centros de saúde da capital e a realização de ações pontuais visando à reestruturação do sistema municipal de saúde como um todo.

Participaram da solenidade de reinauguração do centro de saúde os vereadores Batista Matos (PPS) e Barbosa Lages (PDT), além dos secretários municipais Andréia Lauande (Criança e Assistência Social), Robson Paz (Comunicação) e o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Luiz Carlos Borralho.

0 comentários :

Design de NewWpThemes