'

4 de out. de 2014

A partir das 8h da manhã até as 17h de hoje, milhões de maranhenses irão às urnas para eleger os representantes estaduais para os próximos quatro anos. Na dianteira em todas as pesquisas de intenção de voto, o candidato oposicionista tem tudo para sair vitorioso na contagem final dos votos válidos. O Tribunal Regional Eleitoral deve anunciar o resultado oficial das eleições até as 21h de domingo.

Pelo menos 4 institutos fizeram o acompanhamento das eleições no estado: Exata, Amostragem, DataM e Ibope. Na última semana antes da eleição, todos eles apontaram vitória de Flávio Dino (PCdoB) em primeiro turno. A vantagem em relação ao segundo colocado é sempre superior a 20 pontos.

A última pesquisa do instituto Exata (protocolo MA-00064/2014), divulgada no dia 03, atribui grande vantagem ao candidato da coligação “Todos pelo Maranhão”. Flávio Dino aparece com 65%, enquanto Lobão Filho soma 32% dos votos válidos.

Na pesquisa Ibope (protocolo MA-00062/2014) divulgada pela TV Mirante no último dia 02, o candidato oposicionista aparece com 59% dos votos válidos contra 38% do representante do grupo Sarney. Já na Data M (protocolo MA-00066/2014) da última sexta-feira Flávio Dino tem 70,5%, mais de 40% em relação Lobão Filho, que soma 27,6%.

O instituto Amostragem (protocolo MA-00063/2014), da última quinta-feira, coloca o candidato oposicionista com 65%. Já o representante do grupo Sarney aparece com 29% dos votos válidos. Quem também aferiu os números na semana decisiva da campanha foi a Econométrica (protocolo MA-00065/2014). Flávio Dino lidera com 67,8%dos votos válidos ante 28,9% de Lobão Filho.

Os outros 5 candidatos, em todos os institutos, aparecem com cerca de 1% das intenções de voto. Para que a eleição seja definida em primeiro turno, é necessário que a quantidade de votos do primeiro colocado seja superior à soma de todos os outros. E é esse o cenário apontado pelos institutos que avaliaram o cenário eleitoral maranhense.

A se confirmar a previsão dos institutos de pesquisa, após a proclamação do resultado, o Maranhão deverá conhecer o novo Governador do Maranhão a ser empossado no dia 1 de janeiro de 2015. Além deles, serão eleitos 1 senador, 42 deputados estaduais, 18 deputados federais e 1 presidente

Flávio Dino

Líder nas pesquisas, Flávio Dino disputa a eleição contra o grupo Sarney – que vem dominando o cenário político no Maranhão há quase meio século. Na dianteira das pesquisas há mais de 2 anos, o candidato do PCdoB reuniu ao longo dos meses apoio político em todas as regiões do estado.

É a segunda vez que Flávio Dino disputa as eleições para o Governo. Em 2010, ficou em segundo lugar com cerca de 30% dos votos válidos. Em 2011, assumiu a presidência da Embratur nomeado pela presidente Dilma Rousseff (PT) para comandar a pasta do turismo internacional no Brasil. Deixou o cargo em março deste ano para disputar as eleições. Reúne em sua coligação o apoio de 9 partidos.

 

0 comentários :

Design de NewWpThemes