18 de mar de 2015

A Secretaria da Igualdade Racial (Seir) promoveu na terça-feira (17) uma reunião com entidades do movimento negro e secretarias da gestão estadual para apresentar e discutir o projeto “Em busca de Negro Cosme”, que pretende resgatar a história de Cosme Bento das Chagas e incluí-lo na galeria de heróis do povo maranhense.

Além do resgate histórico da identidade do Negro Cosme e de seu papel na Balaiada, o projeto visa também estimular mais pesquisas acadêmicas sobre o movimento e sobre o Negro Cosme, de forma a tornar mais conhecido aquele que se intitulava “tutor e imperador das liberdades” e foi o maior líder do movimento ocorrido em meados do século XIX.

Sobre isso, o secretário Gerson Pinheiro explica a importância do resgate histórico da vida e identidade do Negro Cosme. “Nosso Estado é o que tem a maior população negra, um movimento social negro muito ativo, uma cultura riquíssima, mas que não dá o devido valor a este personagem tão importante na história do Brasil e do Maranhão. Por isso, é de fundamental importância o resgate da figura do Negro Cosme para a história do Maranhão”.

Para possibilitar esse resgate foi criada uma comissão composta por secretarias de Estado, entidades do movimento negro e universidades para formatar o projeto e dar prosseguimento a sua efetivação.

 

 
Reações:

0 comentários :

Design de NewWpThemes