'

19 de jul. de 2013

A Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) e o Ministério Público do Maranhão discutiram parceria para combater a contaminação dos rios de São Luís durante reunião entre o secretário Rodrigo Maia e o promotor de justiça de Meio Ambiente, Fernando Barreto. O encontro teve como finalidade buscar soluções para o fim do grave problema ambiental decorrente do lançamento inadequado de poluentes em bacias hidrográficas da capital.

Segundo Rodrigo Maia, os rios inclusos em ilhas fluviais ou litorâneas, com grande densidade populacional, como no caso de São Luís, merecem uma atenção ainda maior das autoridades de defesa do meio ambiente. “O problema da poluição das bacias hidrográficas da cidade é ainda mais grave por se tratar de uma ilha, que é um ecossistema extremamente frágil”, explicou.

Ele informou que nunca foi elaborado um planejamento para tentar minimizar os impactos do lançamento de poluentes nos rios da capital, mas que a atual gestão está empenhada em promover ações de repressão das condutas lesivas ao meio ambiente. “Estamos identificando os pontos ilegais de descartes de esgotos. Em seguida, vamos notificar os responsáveis e adotar medidas punitivas”, ressaltou Rodrigo Maia. 

De acordo com Fernando Barreto, o trabalho conjunto é imprescindível em função do papel complementar entre os dois órgãos. “A união entre a prefeitura, titular da concessão, e o MP amplia a capacidade de cobrança com relação à concessionária responsável pelo tratamento do esgoto de São Luís. Nosso objetivo comum é exigir o fim da poluição”, declarou o promotor. 

COOPERAÇÃO PELA ÁGUA

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2013 o Ano Internacional das Nações Unidas da Cooperação pela Água, em virtude da Resolução A/RES/65/154. Foi decidido que o Dia Mundial da Água 2013, celebrado em 22 de março, também teria como tema a Cooperação pela Água. O tema é inédito, ressaltando sua importância e relevância primordiais. 

0 comentários :

Design de NewWpThemes