'

6 de ago. de 2013

Denúncia de Chico Gomes repercute na Assembleia

Repercutiu fortemente, ontem (5), no plenário da Assembleia Legislativa, a denúncia do prefeito de Viana, ex-deputado Chico Gomes (DEM), publicada, com exclusividade, na edição de domingo do Jornal Pequeno, sobre a existência de obras fantasmas do governo do estado no município. Segundo denunciou o prefeito, as obras contratas com uma associação de São Luís nunca foram construídas e que o dinheiro teria sido desviado para a campanha eleitoral de 2012.

Parlamentares da oposição e do governo consumiram praticamente toda a sessão debatendo sobre a gravidade da acusação em torno do convênio, no valor de R$ 1 milhão, firmado entre o governo do estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar com a ACEMA – Associação Cultural e Educacional do Maranhão – “para recuperação de caminhos de acesso aos povoados Bacurizeiro, Enseada das Pintas, Santa Maria, São Cristóvão e São Pedro”.

O líder da oposição, deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), sugeriu a criação de uma CPI e perguntou: “Para que vale a SEDES?” E respondeu: “Tivemos a confirmação da resposta nesse final de semana na palavra do ex-deputado Chico Gomes, que já foi líder do governo, um aliado incondicional do grupo Sarney, respeitado pelos governistas e oposicionistas. Ele veio em uma entrevista afirmar que o dinheiro que a SEDES mandou para Viana foi efetivamente todo gasto em campanha eleitoral. Quem está afirmando isso não é a oposição e sim o prefeito de Viana”, observou.

Para Rubens Júnior, o Ministério Público tem que investigar e punir quem desviou recursos públicos. “Esse dinheiro e muito mais do que isso foi empregado na campanha eleitoral. O Diário Oficial publicou que os povoados eram em São Luís para ninguém tomar conhecimento. A governadora, segundo o prefeito Chico Gomes, nem tem conhecimento desse convênio. É uma casa da mãe Joana. O que falta, senhoras e senhores deputados, efetivamente é vergonha na cara desse governo que prefere pegar o dinheiro que era para combater a pobreza e gastar com eleições no interior do Estado, que prefere condenar os maranhenses a ter a pior expectativa de vida do país”, criticou o líder oposicionista.

Para o deputado Othelino Neto (PPS), estranho é a governadora do estado não ter tomado providências. “Dessa vez não foi um deputado de oposição que fez a denúncia, foi um ex-titular da pasta, ex-deputado Chico Gomes, que acusou que no seu município tem obra fantasma do governo. Ele entra em detalhes dizendo que cerca de um milhão de reais, segundo consta no extrato do Diário Oficial, teria sido disponibilizado para o município de Viana e as obras simplesmente não existem”, enfatizou Othelino.

No entendimento do deputado Marcelo Tavares (PSB), tem algo gravíssimo na denúncia do ex-deputado Chico Gomes. “Pode ser que ele esteja denunciando um crime, ele falou ao jornal que comunicou à governadora Roseana. O ex-deputado Chico Gomes disse textualmente que ele comunicou à governadora Roseana Sarney que houve desvio de dinheiro no convênio do estado na cidade de Viana. A governadora, funcionária pública que é, ao tomar conhecimento de uma denúncia de que dinheiro foi desviado do município de Viana, tem a obrigação legal de apurar. Quando ela não apura, ela comete um crime e eu desconfio que após a denúncia do deputado Chico Gomes, a governadora não tomou nenhuma atitude, possivelmente cometendo um crime previsto na nossa legislação chamada prevaricação”, advertiu Tavares.

Reação - O líder do bloco governista, deputado Roberto Costa (PMDB), reagiu em defesa do governo, questionando a veracidade da denúncia do prefeito.

“Ele não falou a verdade nessa história, ele está usando uma articulação política do município de Viana, uma questão municipal para criar um problema onde não existe, porque a estrada foi feita. Agora eu faço inclusive um desafio se querem para eu acreditar no Chico Gomes no que ele disse sobre Viana, eu quero também acreditar no que o Chico Gomes falou dos governos que V. Ex.ªs participaram”, disse numa referência ao governo Jackson Lago.

“Vamos saber se ele é o dono da verdade, eu não sei, agora se ele faltou com a verdade eu vou pegar os discursos do deputado Chico Gomes aqui, quando acusava os governos da oposição. É da mesma forma quando vocês se empolgam, quando olha o Estado de São Paulo, o Fantástico, então, vamos pegar o Estado de São Paulo. A Veja, quando falava da oposição. Eu aqui já subi nesta Casa com duas capas de revista, uma que acusava o nosso grupo e outra que acusava o ex-governador e que eu disse inclusive que eu não acreditava na revista, quando fez o ataque ao ex-governador da oposição, não acreditava e eu disse se eu tiver que acreditar nesta, eu vou ter que acreditar nesta aqui. Então, mais uma vez a oposição faz o papel dela, ela que ver realmente o circo pegando fogo”, finalizou Roberto Costa.

*Jornal Pequeno

0 comentários :

Design de NewWpThemes