'

6 de ago. de 2013

Atendendo à Lei da Logística Reversa, que determina que todo material potencialmente reciclável deve retornar para fonte geradora após sua vida útil, a Prefeitura de São Luís, nos primeiros sete meses de gestão, enviou para reciclagem aproximadamente 432 mil toneladas de pneus retirados das vias urbanas da cidade ou acumulados em borracharias.

A ação é resultado da parceria firmada através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) com a Reciclanip, empresa ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. O convênio determina que os pneus sejam transportados para usinas de fabricação de cimento em João Pessoa, no estado da Paraíba.

São realizadas em média três viagens para a capital paraibana, com o objetivo de conduzir o total de 61 mil toneladas de pneus/mês. “Estamos com uma carreta de 17 metros, que chega a comportar até 24 toneladas. Esse material servirá de suprimento para a queima nas usinas de concepção de cimento de João Pessoa, Sobral e Feira de Santana”, explicou o titular da Semosp, José Silveira.

De acordo com a lei, qualquer produtor deve ser responsabilizado pelo destino final dos pneus após seu uso, quando já estão inservíveis. Porém, muitos donos de borracharias não têm condições logísticas para este transporte até os pontos de coleta, por esse motivo a Semosp assumiu a responsabilidade da coleta e transporte dos pneus.

“É importante ressaltar que as oficinas de lanternagem, borracharias e similares devem acondicionar pneus no interior de suas instalações, devidamente protegidos dos efeitos da chuva. Além disso, esse trabalho é uma forma de impedir que os pneus sejam descartados em canais, terrenos baldios e até no meio da rua”, frisou o secretário José Silveira.   

Para atender a demanda, a Semosp tem realizado coletas diárias de pneus e condicionado corretamente no Ecoponto que funciona na sede da secretaria, na Avenida Santos Dummont, São Cristovão. 

O recebimento dos pneus está disponível, apenas, para moradores da capital. Além disso, em todas as ações da Semosp, no tocante à limpeza pública, a contribuição da população é fundamental no repasse de informação dos locais para coleta de pneus. O número para esse contato é o 0800-098-1636. 

PARCERIA

O trabalho de coleta e reciclagem dos pneus conta ainda com a parceria da Secretaria de Saúde (Semus), que alerta a comunidade sobre o risco de comportar pneus, uma vez que o material é um foco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da dengue. 

0 comentários :

Design de NewWpThemes