'

8 de ago. de 2013

A Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT) iniciou nesta quinta-feira (08) ação de avaliação efetiva para aperfeiçoamento do tráfego na Avenida São Marçal, principal eixo de trânsito do bairro do João Paulo. A intenção é analisar as demandas para a instalação de um corredor exclusivo para o transporte coletivo na via.

Com a liberação do fluxo de carros, a partir do bloqueio do uso da faixa da direita como estacionamento, a Secretaria pretende impulsionar maior fluidez na área. Cones de sinalização foram espalhados, para evitar a parada inadequada e indicar o uso do acostamento apenas para embarque e desembarque. Toda a faixa de maior fluxo de veículos na Avenida São Marçal foi coberta, com o uso de duas viaturas e três motocicletas. Quinze agentes de trânsito participaram da atividade, que teve também caráter educativo, com abordagem a motoristas e auxílio a pedestres.

"Nosso objetivo é desenvolver o trabalho de disciplinamento do trânsito para dar maior fluidez à área. Iniciamos as ações pelo bairro do João Paulo, pela grande concentração de comércio, escolas, feira, o que gera intenso fluxo de veículos. Estamos tratando com prioridade soluções para aquele trecho, com adoção de melhorias na infraestrutura e organização do trânsito”, enfatiza Fabíola Aguiar, secretária da SMTT. 

O motorista profissional Wilson Miranda, 32, considera a desobstrução da avenida uma medida positiva e considera a educação no trânsito fundamental nesse processo. “Acho que essas iniciativas são necessárias para que haja uma melhora real. Mas no trânsito também é preciso reeducar, reciclar o entendimento das pessoas para que o dia a dia seja mais ameno”, comenta.

Já o aposentado Juvêncio Nascimento, 77, sentia dificuldade em fazer a travessia da via e comemorou a presença dos agentes. “É muito bom que eles tomem providências assim mesmo, porque as pessoas desrespeitam as leis aqui, estacionavam em qualquer lugar. Hoje, eles me ajudaram para que eu pudesse atravessar a rua com mais facilidade”, aponta.
No planejamento para o bairro, estão previstas a instalação de sinalização horizontal e vertical, como faixas e placas, respectivamente. Haverá ainda sensores responsáveis pela contagem de veículos, a fim de articular a sincronização temporal dos semáforos.

CORREDORES EXCLUSIVOS
De acordo com o superintendente de Trânsito da SMTT, Gilberto Sátiro, a preocupação prioritária da SMTT relacionada ao trânsito naquela região é o transporte coletivo. A Secretaria planeja implementar na via um corredor exclusivo para ônibus, capaz de desafogar o tráfego nos horários de pico. 

“Em qualquer capital do país, atualmente, não se permite mais estacionamento em corredores primários, as principais avenidas da cidade. Nós pretendemos reduzir o tempo das viagens de ônibus e facilitar a vida do usuário de transporte coletivo com os projetos de corredores em avenidas como a São Marçal”, disse.

A SMTT trabalhará em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em função da necessidade de adequação de postes, calçadas e redes de infraestrutura.

0 comentários :

Design de NewWpThemes