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11 de dez. de 2013

A Prefeitura de São Luís foi uma das selecionadas em edital da Embratur para apoiar ações de promoção no exterior. Outras três prefeituras e dois estados foram selecionados. Valor total é de R$ 1,6 milhão.

São Luís é uma das quatro cidades selecionadas em edital da Embratur para ter divulgadas ações promocionais no exterior. O projeto apresentado pela Prefeitura de São Luís e aprovado pela autarquia contemplará a produção de material promocional, campanhas publicitárias e realização de eventos no exterior.

A promoção feita no exterior irá se converter em ganho de renda aos maranhenses, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino. “A economia da cultura no Maranhão é muito importante, inclusive para a geração de trabalho e renda, por isso apoiá-la ajuda a melhorar a qualidade de vida de um povo”, afirma.

As ações devem ser efetuadas nos países prioritários para a estratégia de promoção da Embratur. São eles: Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Canadá, México, Peru, Venezuela, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. No caso de São Luís, a ação promocional será feita em Portugal, país escolhido como mercado-alvo da promoção, principalmente por conta da boa conectividade aérea, graças aos voos diretos com Fortaleza e Belém.

“Além disso, não há a dificuldade do idioma e temos a maior riqueza cultural arquitetônica portuguesa na América Latina”, explicou o secretário municipal de turismo, Lula Fylho. “É um ganho para cidade”, completou.

As outras propostas classificadas para divulgação internacional das festas juninas são da Prefeitura de Boa Vista (RR), de Bananeiras (PB), e também dos governos do estado do Amazonas, do Sergipe e da Bahia. “O objetivo é agregar um produto importante ao imaginário internacional sobre o Brasil”, explica Flávio Dino, presidente da Embratur. “O Brasil já é um país mundialmente famoso pelo Carnaval, pela Bossa Nova e por alguns elementos da nossa gastronomia. A Embratur está trabalhando para acrescentar outros produtos a esse cardápio de lembranças do país”, explica.

A Embratur também tem levado grupos para apresentação no exterior. Foi o caso do maranhense Boi de Morros, que se apresentou em Roma, em plena Piazza Navona. Na ocasião, a Embratur serviu ao público um cardápio com pratos típicos do período, como pé de moleque, cocada, bolo de fubá, arroz de carreteiro, entre outros.


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