'

13 de fev. de 2014

Dirigentes da Fiema em visita ao canteiro de obras da nova siderúrgica

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, visitou as obras da planta siderúrgica que a  Gusa Nordeste está construindo em Açailândia. A aciaria é a primeira indústria a transformar ferro gusa em laminados de aço no Maranhão e a previsão é que entre em funcionamento no meio deste ano.

“É um empreendimento grandioso, que reforça o parque industrial dessa região do estado, gerando milhares de empregos”, afirmou o presidente durante a visita ao canteiro de obras.

Durante a visita, o presidente percorreu as instalações em construção, acompanhado pelo diretor de Operações e Manutenção do Grupo Ferroeste, Sandro Marques Raposo, e comitiva da Fiema, formada pelo vice-presidente da entidade, Francisco Sales; pelo diretor da Fiema, secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e do Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Maranhão (Sifema); Cláudio Azevedo, pelo superintendente da Fiema, Albertino Leal, e empresários da região.

Segundo as informações do diretor do empreendimento, em meados de julho a planta industrial entra em operação para produção de 600 mil toneladas de tarugos de aço por ano. O tarugo é objeto usado como matéria prima para a laminação que, de acordo com o projeto da siderúrgica, deverá entrar em funcionamento em 2015, quando inicia a produção dos laminados de aço nas formas de vergalhões e fio máquina.

“A produção inicial será quase que integralmente absorvida pelo mercado interno”, garantiu Sandro Raposo.

Para a produção, a Gusa Nordeste adquirirá a matéria prima das indústrias de ferro-gusa já instaladas em Açailândia, o que é visto como uma solução para este  segmento industrial, que, devido à crise mundial, precisou reescalonar a produção.

Outro diferencial do empreendimento, é que a indústria utilizará apenas carvão vegetal para o processamento do ferro-gusa, produto oriundo das florestas renováveis de eucalipto.

O sistema de produção de aço que será adotado pela Gusa Nordeste na planta de Açailândia é considerado ambientalmente correto, sendo a primeira planta siderúrgica do mundo a produzir aço 100% verde sem o emprego de combustíveis fósseis, por isto, no final do ano passado, a empresa venceu a segunda edição Prêmio Fiema de Sustentabilidade Ambiental.

0 comentários :

Design de NewWpThemes