'

11 de mai. de 2014

O prefeito Edivaldo determinou o início das obras de infraestrutura para promover melhoria e fluidez ao trânsito da capital a partir desta segunda-feira (12). Os serviços começam pela Avenida Casemiro Júnior, no corredor Anil-Centro, onde será alterado todo o traçado geométrico da via para criação de uma faixa de 7,2 km exclusiva para ônibus e outras duas para tráfego de carros de passeio.

As obras fazem parte do Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito apresentado pelo prefeito na terça-feira passada (6). “Desde o primeiro dia da nossa gestão temos a preocupação de melhorar o trânsito e o transporte público. Estas são ações que vão beneficiar milhares de pessoas que trafegam na nossa cidade. Em pouco tempo, a população irá sentir as mudanças”, garantiu Edivaldo.

Foram preparadas vias alternativas no percurso Anil-Centro para dinamizar o fluxo de veículos. Agora, quem segue na direção Cruzeiro do Anil-Centro terá, obrigatoriamente, que desviar nas proximidades da Igreja Nossa Senhora da Conceição, passando pelas imediações da feira do bairro e seguindo pela rua Cônego Tavares até sair próximo ao antigo Grêmio Lítero Recreativo.

As intervenções no corredor Anil-Centro também contemplarão o bairro do João Paulo, onde das quatro faixas nos dois sentidos do trânsito (Centro-Anil e Anil-Centro), duas serão exclusivas para ônibus. O espaço exclusivo para trânsito de veículos do transporte de passageiros será identificado através de sinalização horizontal.


Os trabalhos de infraestrutura para implantar as modificações serão realizados pelas equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Além das obras no corredor Anil-Centro, os serviços também serão iniciados na Avenida Litorânea a partir da terça-feira (13). O trecho será modificado a partir da entrada da Praia de São Marcos, com a redução do canteiro da via para facilitar o acesso à Ponta do Farol e ao Calhau. A via passará ainda por obras de terraplenagem, drenagem e recapeamento, além de implantação de semáforo e sinalização vertical e horizontal.

“As intervenções urbanas, traduzidas na alteração do traçado geométrico, bem como o recapeamento das ruas e avenidas de São Luís, proporcionarão maior conforto e fluidez ao tráfego, uma vez que o alinhamento das vias está diretamente associado ao conceito de expansão da mobilidade urbana, defendida pelo prefeito Edivaldo”, informou o titular da Semosp, Antônio Araújo.

Antônio Araújo explicou que seguindo o cronograma estabelecido para o Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito, as equipes da Semosp iniciam as intervenções no corredor Cohafuma-Renascença-São Francisco na quinta-feira (15). Será criada uma faixa de 4,4 km exclusiva para ônibus, possível com a implantação dos retornos de quadra na Avenida Colares Moreira e proibição do estacionamento na Avenida Castelo Branco. O percurso também ganhará nova sinalização vertical e horizontal.

O secretário de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, explicou que os percursos a serem alterados passaram por testes de fluxo e foram planejados para dar maior velocidade ao deslocamento de veículos, principalmente ao transporte público coletivo, e facilitar a mobilidade urbana de modo geral.

“Quando as intervenções planejadas estiverem concluídas, vamos dar uma resposta positiva à população da capital, como determinou o prefeito. Por isso, fizemos essas 26 intervenções para iniciarmos pelos setores mais complicados da cidade. Além dessas, outras ações já estão sendo estudadas com o objetivo de melhorar continuamente o trânsito da nossa cidade”, afirmou Canindé Barros.

0 comentários :

Design de NewWpThemes