'

16 de mai. de 2014


Em assembleia geral realizada nesta manhã de sexta-feira, os professores da rede municipal de ensino decidiram pelo indicativo de greve, caso a administração do prefeito Edivaldo não aceite a proposta de reajuste salarial reivindicada pela categoria.

A reivindicação dos professores é justa, todos nós sabemos da importância da classe no processo de educação e socialização dos nossos jovens, apenas o momento não parece oportuno para a deflagração de um movimento grevista, visto que agora que a prefeitura conseguiu a regularização do ano letivo e tem conseguido avanços no setor.

A Prefeitura de São Luís, justiça seja feita, em nenhum momento se negou ao diálogo. Durante o longo período de negociação, o prefeito Edivaldo abriu as finanças do município e elevou a proposta inicial de 3%. É bom lembrar que ano passado, os professores receberam um aumento salarial da ordem de 9,5%, o maior dos últimos tempos.

Como resultado das negociações em 2013, o professor em início de carreira, com quarenta horas semanais, passou a receber R$ 3.509,46 na categoria inicial e até R$ 5.593,56 no mais elevado estágio. Ainda não é suficiente para a importância do trabalho que desenvolvem, mas é o que a prefeitura alegar ter condições de pagar no momento.

Atualmente, segundo informações colhidas pelo blog, a Prefeitura de São Luís gasta 87,85% da receita do Fundeb com a folha dos professores, o que resta é para fazer a manutenção da rede. Portanto, é hora do bom senso dos dirigentes, pois uma greve agora só atrapalharia ainda mais os estudantes, que durante 2012, na administração anterior, ficaram cinco meses sem ter aula.

O prefeito Edivaldo, apesar das dificuldades, conseguiu avanços significativos neste setor. Além da regularização do ano letivo, distribuiu material didático novo, retornou com o programa do leite, recuperou as escolas depredadas e reajustou o salário da categoria e continua aberto ao diálogo para evitar a concretização da greve e o consequente prejuízo dos estudantes.      

0 comentários :

Design de NewWpThemes