'

14 de mai. de 2014

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), contabilizou 185 mil procedimentos, entre agendamento de exames, consultas e procedimentos especializados na Central de Marcação de Consultas (Cemarc), com 53 mil usuários atendidos. A reestruturação do atendimento ao público na marcação de consultas compõe o conjunto de ações orientadas pelo prefeito Edivaldo para a saúde municipal.

O avanço corresponde a um trabalho estratégico, de aperfeiçoamento do sistema de atendimento da rede. “Nós estamos aplicando mecanismos de planejamento, de gestão, para garantirmos a ampliação do acesso da população à rede e, ao mesmo tempo, reforçando a estrutura dos nossos postos de saúde e hospitais, para obtermos resultado consistente e integral”, pontuou o prefeito Edivaldo.

A principal alteração diz respeito à distribuição de senhas. A secretária de Saúde Helena Duailibe explica que o rearranjo dos horários oferece mais conforto aos pacientes. “Diminuímos as chances de filas no local e de pessoas aguardando por uma senha durante a noite. Trabalhamos na antecipação e na programação das consultas, tendo maior comodidade para a população e melhor distribuição e planejamento na condução das marcações”, disse a secretária Helena.

As senhas começam a ser distribuídas diariamente às 16h para atendimento no dia seguinte. A marcação para serviços de alta complexidade também passou a ser feita antecipadamente. Na Alemanha, esse público somente é atendido durante a tarde.
 
OUTRAS UNIDADES

Além da Cemarc, localizada no bairro Alemanha, a Semus dispõe atualmente de 23 unidades para autorização de consultas, exames laboratoriais, radiológicos, tomografias, ressonância magnética, assim como exames oftalmológicos, ultrassonografia, mamografia e outros realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo é atender os encaminhamentos dos pacientes que já tiveram uma consulta de atenção básica (nas clínicas médica, pediátrica, obstétrica e ginecológica e cirurgia) para a realização do exame ou do procedimento necessário para a recuperação da saúde do usuário SUS.

A Semus disponibiliza o número da Ouvidoria - 0800 280 88 77 - para atendimento de demandas da população. O horário de funcionamento da Central da Alemanha é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Nas demais unidades, o atendimento ocorre também de segunda a sexta-feira, das 7h ao meio-dia.

0 comentários :

Design de NewWpThemes