'

23 de set. de 2014

Presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, falando em nome da coligação Todos pelo Maranhão, advertiu que o candidato da coligação Pra Frente Maranhão, Edinho Lobão pode estar por trás da veiculação de um vídeo criminoso com falsas acusações contra Flávio Dino, líder nas pesquisas e favorito para vencer a eleição de cinco de outubro próximo.

Para o dirigente do PCdoB, o vídeo que tenta associar Dino com a bandidagem é uma farsa grosseira que tem como única finalidade macular o resultado do pleito. Diante desta constatação e do uso do aparato estatal para perseguir familiares de Dino, a coligação Todos pelo Maranhão está solicitando ao TRE-MA a presença de tropas federais no Estado para acompanhar o período eleitoral, “garantindo a paz a segurança dos cidadãos maranhenses.

Outra providência da coligação foi encaminhar à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal o IP em que o vídeo apócrifo forjado contra Flávio Dino está hospedado para que seja identificada sua origem e os autores da ação criminosa que está sendo investigada. Ao contrário do que ocorreu com o famoso “Caso Reis Pacheco”, segundo os advogados Rodrigo Lago e Carlos Eduardo Lula, não ficará impune.
 
“Esse vídeo é uma fraude que estão usando para tetar macular a festa democrática” disse o coordenador da coligação Todos Pelo Maranhão, deputado Marcelo Tavares. “O fato do vídeo ter sido postado no Chile já demonstra que os criminosos são os autores desta farsa”, afirmou.
“A TV Difusora do senhor Edinho Lobão é co-autora desse crime ao difundir um vídeo que não é reconhecido pela Secretaria de Segurança do Estado do Maranhão”, afirmou o presidente do PCdoB maranhense, Márcio Jerry.
A farsa denunciada pela coligação Todos pelo Maranhão, tudo indica, segundo Jerry, que conta com o apoio do dono da TV Difusora, Edinho Lobão, pois tem usado sua emissora para semear uma grotesca mentira, onde um suposto marginal algemado aparece afirmando ser Flávio Dino responsável pelo caos no Sistema Penitenciário de Pedrinhas.    

Tavares informou durante a entrevista coletiva concedida nesta manhã desta terça (23) que, em reunião com o secretário de Segurança do Estado do Maranhão, foi informado que o vídeo forjado contra Flávio Dino não tem o reconhecimento da pasta.

A inexistência de delegado e a alteração das vozes foram destacadas pelo parlamentar como prova de que o vídeo é uma manipulação grosseira para tentar atingir a candidatura de Flávio Dino – que lidera todas as pesquisas e faz oposição ao grupo Sarney no Maranhão.

“É inaceitável o clima que querem criar no Maranhão. Há todos os indícios de que o candidato Edinho Lobão concorda com essa prática, de manipulação de vídeos para tentar interferir no processo eleitoral,” disse o parlamentar.

O caso está sendo levado ao conhecimento do Ministério da Justiça e da Procuradoria Geral da República, através de protocolos que serão feitos hoje por parlamentares dos 9 partidos que compõem a base de apoio à candidatura de Flávio Dino ao Governo do Estado.

Márcio Jerry condenou as práticas de forjar documentos e vídeos com o intuito de macular o processo eleitoral. “Perdem tempo os que chamam as eleições para a lama. Não vamos aceitar a baixaria. Os crimes que estão sendo praticados nesta eleição serão investigados e os responsáveis vão ser punidos,” avaliou.

Usando as concessões públicas da Rádio e TV Difusora, o candidato Edinho Lobão (dono das emissoras) tem utilizado o vídeo apócrifo para vendê-los como verdadeiros. O vídeo foi postado no Chile e não tem autoria, o que é expressamente proibido pela Constituição Federal.

“A Constituição defende a ampla liberdade de expressão, mas proíbe e condena conteúdos apócrifos. Quem o dissemina – sobretudo tratando-se de concessões públicas – pratica crimes,” disse o advogado da coligação, Rodrigo Lago.

0 comentários :

Design de NewWpThemes