'

17 de set. de 2014

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) disse, na sessão desta quarta-feira (17), que a população assiste atônita ao total descontrole do governo do Maranhão com o seu Sistema Penitenciário. Ele lamentou as novas fugas que aconteceram, desde a madrugada, na Penitenciária de Pedrinhas, o que geraram mais notícias negativas no noticiário nacional.

Primeiro, os bandidos cavaram um novo túnel por onde fugiram dezenas na madrugada. E na manhã desta quarta-feira, uma nova tentativa de fuga, inclusive, foi mostrada, ao vivo, em rede nacional, pela Globo News. Os bandidos pularam muro, desceram telhado e ficaram frente a frente com a Polícia.

“Os presos tiveram tempo de cavar um túnel. Havia bastante barro. As fotos mostram um buraco. O túnel sai lá do outro lado e há fotos registrando tudo isso. Ou seja, mais uma vez, repete-se o total descontrole do governo do Maranhão com o sistema penitenciário”, frisou Othelino Neto.

O deputado lembrou que já houve decreto da governadora Roseana Sarney, instituindo situação de emergência com relação a esse caos na Segurança Pública, mas em nada adiantou. “Da crise que se radicalizou em janeiro deste ano para cá em nada melhorou a gestão do Sistema Penitenciário do Maranhão. Aliás, vem até piorando”, disse Othelino.

“Então, o que se pode observar é que o governo, de fato, é incapaz de controlar e de administrar o Sistema Penitenciário. Os presos fogem, uns pela porta da frente, subornando um diretor da casa que acabou de ser preso; outros cavam túneis. O certo é que a Penitenciária de Pedrinhas não tem a menor segurança e, cada dia mais, os cidadãos maranhenses ficam expostos à insegurança que se agrava com a falta de política de segurança e também porque os bandidos, que já estavam presos, vêm sendo soltos e vêm fugindo”, analisou Othelino.

Agentes penitenciários - Othelino destacou também a paralisação de advertência de 24h dos agentes penitenciários. Eles alegam que, por cinco vezes, solicitaram à Secretaria de Administração Penitenciária uma audiência para tratar de assuntos de interesse do Sistema Penitenciário do Maranhão e da categoria dos funcionários.

Segundo o deputado do PCdoB, eles pedem coisas simples, mas que deveriam ter no dia-a-dia da atividade, como coletes à prova de bala, algemas, segurança mínima para que possam trabalhar. “Diz o presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Maranhão, Antônio Portela, que deveriam ser três agentes para cada detento, enquanto que lá em Pedrinhas, quando muito, é um para um”, comentou.

Segundo informação do sindicato, o governo do Maranhão paga para a empresa VTI R$ 5 mil reais por monitor, mas o servidor contratado recebe apenas R$ 900,00. De acordo com o deputado, ele recebe esse salário pela atividade para a qual não foi treinado e aumenta, mais ainda, o risco de exposição e até de suborno para facilitar a fuga de presos.

“Firmas terceirizadas não são policiais, não são funcionários públicos. Então o que se espera é que o estado, minimamente, ouça e converse com os agentes penitenciários para que essa situação, que já fugiu do controle, não piore, ainda mais, pois os agentes penitenciários não descartam uma greve por tempo indeterminado, caso não sejam atendidos e ouvidos pelo governo do Maranhão”, disse o deputado.

Othelino lembrou que da mesma forma que o Sindicato dos Agentes de Defesa Agropecuária não foi ouvido pelo governo, na paralisação dos servidores da Aged, os agentes penitenciários também não conseguem dialogar com o governo. “Isso é muito grave. O governo é incompetente, não dialoga e, pior, a governadora Roseana Sarney agora só pensa em fazer campanha, ao invés de cuidar do governo, que é a sua obrigação, até o dia 31 de dezembro”, finalizou.

0 comentários :

Design de NewWpThemes