'

29 de mar. de 2015

 
A secretaria de Transparência e Controle convocou o ex-secretário de Planejamento do Estado, João Bernardo Bringel, para prestar esclarecimentos, na próxima terça-feira (01.04), sobre os filtros colocados no site do Portal da Transparência que impediam a publicação de contratos, convênios e movimentação financeira da administração Roseana Sarney.

Ao assumir o comando da pasta, o secretário Rodrigo Lago identificou que o portal não apresentava corretamente as informações extraídas do sistema financeiro estadual. “Quase 60% dos recursos gastos pelo governo anterior eram secretos. Instalaram dolosamente filtros na geração dos arquivos da transparência. Muito dinheiro do maranhense foi transferido para entidades privadas, inclusive durante as eleições, mas não foram informados”, denunciou Rodrigo Lago.

Para especialistas em software, o correto seria acrescentar na extração das informações um filtro para impedir a exibição de despesas sigilosas, protegidas por lei, como as operações policiais e os recursos destinados aos programas de proteção de testemunhas etc. O governo Roseana Sarney, no entanto, fraudou a mecânica do software, incluindo apenas duas rubricas de despesas, mantendo todas as demais ocultas.

Entre as despesas ocultadas pela gestão anterior estão as transferências “fundo a fundo” da Secretaria Estadual de Saúde e os convênios com associações e entidades privadas.

0 comentários :

Design de NewWpThemes