'

24 de jul. de 2013


Desde o início deste ano, a Justiça Eleitoral brasileira já recadastrou biometricamente 2,746 milhões de eleitores, que serão identificados nas próximas eleições gerais por meio das impressões digitais. Isso significa que mais de 19% dos 12,475 milhões de cidadãos convocados até o momento já foram submetidos à revisão eleitoral em 2012. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o pleito do ano que vem é recadastrar de 14 a 16 milhões de votantes.

Participam desta etapa do recadastramento biométrico eleitores de 312 municípios de 23 Estados e do Distrito Federal, incluindo 10 capitais (Rio Branco-AC, Macapá-AP, Brasília-DF, São Luís-MA, João Pessoa-PB, Recife-PE, Teresina-PI, Natal-RN, Boa Vista-RR e Palmas-TO). Destas cidades, 53 já terminaram a revisão eleitoral biométrica e 33 ainda não iniciaram os procedimentos.

Ainda neste segundo semestre, outras cerca de 180 cidades serão incluídas nesta etapa do recadastramento para as Eleições 2014.

Com a biometria, a Justiça Eleitoral busca garantir um processo eleitoral eletrônico ainda mais seguro, já que a tecnologia impede que uma pessoa se passe por outra na hora da identificação. Isso porque cada indivíduo possui impressões digitais únicas.

Durante o recadastramento eleitoral, elas são coletadas e armazenadas em um banco de dados e, no dia da eleição, para identificar o eleitor, o mesário fará o reconhecimento dessas digitais para, assim, liberar a urna eletrônica para votação.

Todas as informações sobre o recadastramento biométrico no Brasil estão disponíveis na internet. Para saber se a sua cidade participa desta etapa da revisão e se os procedimentos já iniciaram, acesse o endereço http://www.tse.jus.br/eleitor/recadastramento-biometrico.

O site do Recadastramento Biométrico foi criado para facilitar a consulta, por parte dos eleitores, sobre os dados da revisão eleitoral obrigatória. Todas as novidades acerca do recadastramento no país são atualizadas diariamente pelo TSE, com base em informações dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), permitindo o acompanhamento das metas e os atendimentos já realizados, tanto por Estado, quanto por município.

Vale lembrar que o eleitor que não comparecer ao cartório durante o período estabelecido para cada cidade terá o seu título cancelado. O cancelamento ocorre porque o recadastramento biométrico não tem como objetivo somente coletar as digitais para identificação no dia da eleição, mas busca também a revisão eleitoral e atualização cadastral.

0 comentários :

Design de NewWpThemes