'

27 de jul. de 2013

Pereirinha deve pedir, ainda hoje, a desocupação do prédio

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Isaías Pereirinha, deve solicitar à Justiça, ainda na manhã de hoje, a reintegração do prédio ocupado desde terça-feira  por manifestantes e estudantes que reivindicam passe livre e outras ações na área de transporte público.

Uma última tentativa de acordo fracassou. Os manifestantes não aceitaram a proposta da realização de uma sessão extraordinária, na próxima terça-feira, para discutir a questão do transporte coletivo com a presença de 10 representantes do movimento em plenário, e os vereadores entregaram de volta ao presidente Pereirinha a decisão de pedir a reintegração.

Os líderes do movimento argumentaram que queriam uma sessão com o máximo da presença dos ocupantes no plenário e mais participação paritária na Mesa Diretora. Os vereadores que estavam negociando não aceitaram e levaram para Pereirinha a missão de providenciar a desocupação.

Para o vice-presidente da Câmara, Astro de Ogum, a Casa fez sua parte de forma pacífica. “O que estamos vendo já é mais movimento de moradores da Apaco. Isso aqui deixou de ser movimento de estudante para se transformar em movimento político. Acredito que o presidente Pereirinha vá pedir a reintegração”, observou Astro.

O vereador Pavão Filho, que, juntamente com Astro de Ogum, apresentou a proposta da Casa aos líderes da ocupação, disse que defendeu a realização da sessão extraordinária, mas eles preferiram não aceitar.

“Fazer sessão com todo esse pessoal não tem condições; seria transformada em comício. A Decisão agora está nas mãos do presidente”, enfatizou Pavão Filho.    

Pela manhã, os líderes da ocupação entregaram um ofício a uma comissão composta pelos vereadores Astro de Ogum, Chaguinha, Nato,Beto Castro, Pavão Filho, Helena Duailibe e Ivaldo Rodrigues solicitando ao presidente Pereirinha a realização de uma sessão extraordinária para discutir a questão da mobilidade urbana.

Os vereadores reuniram com Pereirinha, que aceitou uma sugestão do vereador Pavão Filho de realizar uma sessão na próxima terça-feira para discutir a questão, mas a sessão seria apenas dos vereadores; apenas dez representante teriam direito ao debate, mesmo porque existe um sessão especial aprovada para o dia 14 de agosto para discutir a licitação do transporte coletivo.  Em contrapartida, o prédio seria desocupado.

A proposta foi levada de volta aos ocupantes, já com a recomendação de Pereirinha, em caso da proposta não ser aceitar, anunciar que a Câmara vai pedir a desocupação. Como a proposta não foi aceita, o vice-presidente Astro de Ogum acredita que será pedida a reintegração, o que pode acontecer ainda hoje.

0 comentários :

Design de NewWpThemes