'

26 de jul. de 2013


Durante toda essa semana, o Banco Mundial (Bird) esteve reunido com a equipe da Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe) para fazer avaliações e vistorias nas obras e projetos desenvolvidos dentro do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga.

De terça (23) a sexta-feira (26) foram realizadas, na sede da Sempe, diversas reuniões estratégicas com os membros do Banco Mundial, que envolveram discussões sobre diversos aspectos do Programa como: questões sociais, ambientais, sanitárias e urbanísticas.

Os dados do acompanhamento do Projeto apontam que de janeiro até setembro deste ano, o Programa está contratando um volume de trabalho superior a todos os anos anteriores, desde seu início em 2009. O comparativo comprova o empenho da atual administração na resolução dos problemas e na busca pela celeridade das suas ações.

A comissão do Bird informou que os dados positivos podem ser favoráveis à extensão de prazo do Programa, garantido que todas as demandas pensadas e planejadas para a área sejam implementadas.

As obras de contrapartida que a Prefeitura precisava apresentar, entrave que já se arrastava havia alguns anos, também foram debatidas. A equipe da Sempe apresentou relatório que neste primeiro semestre a maioria das obras de responsabilidade da Prefeitura já estão em andamento, seja na fase licitatória ou de obras.  

BARRAGEM DO BACANGA

Nesta semana também foi discutido o andamento do projeto de recuperação da Barragem do Bacanga. Na quinta feira (25), equipes da Sempe e do Bird se reuniram com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Sinfra) e conversaram sobre o andamento dessa ação.

Na oportunidade, foi apresentada a equipe técnica, responsável pelo Projeto Executivo de Recuperação da Barragem do Bacanga, que está sendo elaborado pela Progem. A previsão é que até meados de agosto, os Projetos Executivos estejam concluídos.

“O Projeto Executivo está na sua fase de ajustes finais, mas pelos cálculos acreditamos que a obra de recuperação da Barragem deverá custar cerca de R$ 22 milhões de reais”, informou o Marco Aurélio, responsável técnico pela área de infraestrutura do Projeto.

O secretário adjunto da Sinfra, José Raimundo Ribeiro, explicou que a intenção da secretaria era de realizar a licitação ainda este ano para que os 12 meses, necessários para conclusão da obra, pudessem ser finalizado em dezembro de 2014, sendo a obra financiada com recursos próprios.

A equipe da Sempe e do Banco Mundial ressaltaram a importância dessa intervenção na barragem, na medida em que as ações desenvolvidas no Programa Bacia do Bacanga podem ser prejudicadas com problemas decorrentes da operação da Barragem.

O Gerente de Projetos do Bird no Brasil, Oscar Alvarado, e o secretário da Sempe, Gustavo Marques, afirmaram que o Programa Bacia do Bacanga, está  à disposição para atuar em parceria, seja no desenvolvimento, acompanhamento e/ou consultorias complementares para recuperação na Barragem, podendo disponibilizar um consultor no tema de barragens para vir à São Luís e discutir com um grupo técnico, dando suporte e colaboração no que se fizer necessário.

Uma nova reunião ficou agendada para que as secretarias pudessem afinar seus interesses na busca por melhorias das famílias que moram no entorno da Bacia do Bacanga.

A reunião contou com a presença do secretário municipal de Projetos Especiais, Gustavo Marques, do secretário adjunto de Infraestrutura do Estado, José Raimundo Ribeiro, do secretário adjunto de Projetos, Jorge Kusaba, dos representantes do Banco Mundial, Oscar Alvarado e Emanuela Monteiro, além dos especialistas e técnicos da Sempe, Paulo Lima, Ayresdiaires Aires, João Medeiros, Crescêncio Neto e da Progem, Danielle Silva, Marco Aurélio e Márcio Vaz.

0 comentários :

Design de NewWpThemes