'

25 de jul. de 2013

A obra está em fase de conclusão e deve ser entregue no próximo mês.
Uma das históricas praças de São Luís – conhecida pela bela vista da Baía de São Marcos – está recebendo cuidados especiais da Prefeitura de São Luís. A praça Gonçalves Dias sofreu danos por causa das fortes chuvas do início do ano.  A base do muro que servia de apoio à estrutura da praça foi derrubada pela enxurrada e reconstruída pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). A obra está em fase de conclusão e deve ser entregue no próximo mês.

Equipes da Semosp trabalharam na remoção do material erodido e limpeza da área, em primeira instância. A partir daí, a Secretaria priorizou o atendimento e a restauração dos arredores atingidos. Os engenheiros cuidaram para que a base do muro fosse reforçada e toda estrutura danificada foi reconstruída. A obra orçada em R$ 347 mil passa por fase de acabamento.

O secretário José Silveira afirmou que quase 500 metros cúbicos de concreto ciclópico, o que equivale a 10 mil carros de mão do material, foram aplicados para a reconstrução. “Para que o muro ficasse seguro, precisamos usar o concreto ciclópico, que traz o peso necessário para que, no empuxo, não haja deslizamento. Trouxemos também restauradores para fazer a parte artesanal dos balaústres, para manter o padrão”, explicou Silveira. A obra orçada em R$ 347 mil e está na fase de acabamento.

De acordo com o superintendente de Obras, Rogério Luís de Araújo, a ação da Semosp de pronto ao desmoronamento do muro foi decisiva para evitar perdas maiores. “Se não houvesse o trabalho emergencial desenvolvido pela Semosp, a consequência poderia ser agravada, afetando ainda mais áreas, como o calçamento e até a estrutura dos prédios que ficam localizados na praça”, esclarece.

Até agora, 90% da obra já foram executados. A Praça Gonçalves Dias pertence ao conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, por isso, precisa atender a especificidades de arquitetura, obedecendo aos padrões de edificação estabelecidos pelo Iphan. A última parte das obras, inclusive, envolve a confecção dos balaústres do parapeito, que é feita de maneira artesanal, e a pintura.

A reconstrução do muro da praça assegura também o compromisso da Prefeitura de São Luís em manter vivos espaços de socialização. Em 2013, o Largo dos Amores, como também é chamado, completa 40 anos e pode continuar como referência para famílias em passeio ou turistas curiosos pelo pôr-do-sol.

0 comentários :

Design de NewWpThemes