'

13 de set. de 2013

Alvo de críticas no plenário da Assembleia Legislativa, na manhã de ontem (12), o senador João Alberto de Sousa (PMDB) ligou na noite de ontem para o titular do blog para reafirmar que votou com convicção contra a chamada “PEC dos mensaleiros” e informar os motivos que o levaram a se posicionar contra a proposta aprovada no Senado, que seguirá agora para ser apreciada pela Câmara dos Deputados.

A PEC prevê a perda automática de mandato de parlamentares condenados por crimes contra a administração pública ou improbidade administrativa, mas João Alberto considera que a tarefa de cassar mandato de senador, que geralmente chega na Casa com mais de 1 milhão de votos, deve ser da Conselho de Ética.

“Os senadores Renan Calheiros, Joaquim Roriz, Antônio Carlos Magalhães e Jader Barbalho tiveram que renunciar para não enfrentar a Comissão de Ética, enquanto Luiz Estevão não renunciou e foi cassado, José Dirceu também. Cassar mandato é um direito nosso, uma prerrogativa que não devemos abrir mão para nenhum tribunal”, defendeu Alberto.

Voto aberto – Além de se posicionar contra a perda automática do mandato de parlamentares condenados pelo Supremo Tribunal Federal, sem que os mesmos sejam submetidos à Comissão de Ética, João Alberto encontra-se no meio de outra polêmica: vai votar contra o voto aberto.

“Sou contra o voto aberto, o secreto protege a pessoa. Vou citar exemplo: na escolha de um ministro do Supremo se eu me posicionar contra, certamente vou ficar na mira dele. Outra coisa: o parlamentar vai ficar refém do governo. Se abrir voto for uma regra, porque então não abre o voto nas eleições? Não abre para proteger o cidadão”, observa.

Na avaliação do senador, o voto secreto “preserva as duas pontas”, ou seja, quem votou e quem foi votado, por isso vai votar contra o voto aberto e adverte: “ninguém vai me fazer recuar. Após terminar meu mandato não quero ser candidato mais a nada, minha única pretensão é ser vereador em Olha D’agua das Cunhãs ou Bacabal”, enfatizou.    

0 comentários :

Design de NewWpThemes