'

11 de set. de 2013

O deputado federal Domingos Dutra esteve na manhã desta quarta-feira (11) em audiência no Tribunal Regional Federal (TRF) com o Desembargador Carlos Moreira Alves, para discutir a situação dos garimpeiros que fazem parte da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada - Coomigasp que estão em conflito com a empresa exploradora Colossus Geologia e Participações Ltda.
Acompanhado dos deputados Arnaldo Jordy (PPS/PA) e Simplício Araújo (PPS/ MA),  além de representantes dos garimpeiros, o deputado Domingos Dutra advertiu a grave situação de conflito entre a empresa e membros da cooperativa dos garimpeiros que estão reivindicando a divisão de lucro do ouro.
“Existe uma ação civil pública do Ministério Público para desconstituir esse contrato de exploração com a empresa, que é nocivo aos interesses dos garimpeiros,” afirmou o parlamentar.
O deputado Domingos Dutra ainda pediu urgência em rediscutir com o Ministério de Minas e Energia a concessão da exploração das riquezas pela empresa visto que em recente confronto entre a polícia e manifestantes 25 pessoas ficaram feridas “Os garimpeiros estão em frente a mina, acampados reivindicando o direito acompanhar o processo de exploração do garimpo. Antes, o acordo de exploração firmado era de 51% das ações para a empresa canadense e 49% para a Comigasp. Só que a direção da cooperativa ao invés de defender os garimpeiros, passou a defender a empresa. E de forma surpreendente a Colossus hoje detém 75% das ações do garimpo de Serra Pelada prejudicando os garimpeiros que estão em busca do ouro que perderam,” lamentou.
Ainda hoje, na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, foi aprovado requerimento de audiência pública que requer aprovação nas Comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; Minas e Energia; Legislação Participativa e de Trabalho, de Administração e Serviço Público, para discutir com representantes de entidades governamentais e com representantes dos garimpeiros a respeito dos termos do acordo de trabalho firmado entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada - Coomigasp e a Colossus Geologia e Participações Ltda.

0 comentários :

Design de NewWpThemes