Presidida
por Flávio Dino, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) publica, amanhã
(quarta, 09), o edital de chamamento público para seleção de projetos para
apoio à promoção turística das festas juninas. No valor total de R$ 3 milhões,
o edital apoiará propostas com valores entre R$ 100 mil e R$ 300 mil que venham
de entidades de turismo estaduais, municipais e do Distrito Federal.
“Com a
realização da Copa do Mundo em junho, será uma excelente oportunidade para
diversificar a imagem que o estrangeiro tem da cultura brasileira”, afirma o
presidente da Embratur, Flávio Dino. “Além do Carnaval, do qual temos muito
orgulho e queremos que continue sendo um dos nossos principais produtos, temos
outros festejos bem enraizados em nossa cultura”.
Na avaliação
de Dino, a consolidação das festas juninas como um produto turístico de caráter
internacional também contribuirá para incentivar a entrada de turistas em um
mês tradicionalmente de baixa temporada.
O prazo
para inscrição e envio das propostas ao SINCOV (Sistema de Convênios e Repasses
do Governo Federal) começa na próxima quinta-feira, 10 e termina no dia 24 de
outubro. A publicação do resultado final das propostas será no dia 26 de
novembro.
Ao final
do cadastramento no SINCOV, a entidade proponente deve obrigatoriamente, enviar
mensagem para a Embratur informando o status da proposta. O email utilizado
deverá ser: festasjuninas@embratur.gov.br.
A
Embratur apoiará projetos de produção de material promocional, campanhas
publicitárias e realização de eventos no exterior. As ações devem ser efetuadas
nos países prioritários para a estratégia promocional da Embratur. São eles:
Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Canadá,
México, Peru, Venezuela, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.
Festas Juninas
Em uma
reunião com secretários de Turismo e Cultura de estados do Norte e
Nordeste, realizada em abril deste ano, o presidente da Embratur acertou
um plano de promoção para as festas juninas.
“Pesquisas
evidenciam que, para o turista estrangeiro, a cultura do Brasil é um dos
principais atrativos que temos. Talvez somente o Carnaval se iguale às Festas
Juninas como um fenômeno tão marcadamente brasileiro e, ao mesmo tempo, muito
diverso em cada região, o que faz com que cada destino turístico tenha um
atrativo especial para mostrar”, afirmou Dino.
A
política promocional das Festas Juninas foi lançada em agosto, na
cidade de Roma, em plena Piazza Navona, com apresentação do grupo Boi de
Morros, do Maranhão. Na ocasião, a Embratur serviu ao público presente um
cardápio com pratos típicos do período, como pé de moleque, cocada, bolo de
fubá, arroz de carreteiro, entre outros.
Também no
Goal to Brasil Colômbia, realizado em setembro, a Embratur levou uma quadrilha junina,
desta vez, da cidade de Palmas (TO). O grupo Cafundó do Brejo apresentou-se no
evento de encerramento do Goal to Brasil.
“A
Embratur está com ações alinhadas para transformar as festas juninas em um
produto consolidado no exterior. Precisamos acrescentar ao imaginário coletivo
mundial uma nova imagem do Brasil que são nossas festas juninas. Queremos que o
turista estrangeiro associe o Brasil também como esses festejos, assim como faz
com o carnaval”, ressalta a diretora de Mercados Internacionais, Leila
Holsbach.
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