'

8 de out. de 2013

Na manhã desta terça-feira (8), durante lançamento dos Jogos Estudantis e da Juventude 2013, realizado no auditório Reis Perdigão do Palácio de La Ravardière, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior reforçou o compromisso da gestão em estreitar os laços da criança e do adolescente com o esporte. Os jogos escolares serão realizados de 15 a 28 de novembro e irão envolver até cinco mil alunos da rede pública municipal em competições esportivas, contribuindo na diminuição da evasão escolar e possibilitando a identificação de novos talentos esportivos.

“Hoje nós estamos inaugurando um novo momento. Na nossa gestão, os jogos escolares estão acontecendo no primeiro ano de governo, mostrando nosso comprometimento em fomentar a prática esportiva nas escolas, porque sabemos que o esporte é fundamental para reforçar a educação cidadã, prioridade das políticas públicas desenvolvidas por nosso governo”, afirmou o prefeito Edivaldo.

Durante a solenidade de lançamento, o coordenador-geral dos Jogos, Rodrigo Goulart, apresentou as mudanças implantadas nos Jogos Estudantis e da Juventude deste ano, que passarão a contemplar três novas modalidades esportivas: capoeira, karatê e natação, além das oito modalidades tradicionais. A competição agora passa a incorporar ainda a categoria juvenil, que contempla alunos de até 29 anos, regularmente matriculados na rede municipal de ensino.

Ao se pronunciar, o secretário de Desporto e Lazer, Raimundo Penha, explicou que a adesão da nova categoria de alunos aos jogos parte da preocupação da Prefeitura de São Luís em fomentar a inclusão também entre os alunos mais velhos. “Muitos alunos não puderam concluir os estudos no tempo correto, então muitos ficavam de fora quando aparecia a oportunidade de competir em jogos desse tipo, agora eles têm a chance de participar”, afirmou.

Para o secretário de educação, Allan Kardec Duailibe, os jogos estudantis trarão à tona, ainda, a discussão importante de novas políticas públicas voltadas para o afastamento de jovens e adolescentes das drogas. “O esporte é, antes de tudo, uma importante ferramenta pedagógica para reduzir os índices de criminalidade, porque diminui a evasão escolar e a inserção no mundo do crime, então a nossa preocupação é reforçar a importância das práticas esportivas”, enfatizou.

Durante a competição, a Prefeitura de São Luís realizará a Campanha Contra o Crack, com o objetivo de conscientizar jovens e adolescentes sobre os perigos do envolvimento com a droga, através de palestras e peças publicitárias.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior reforçou, ainda, a importância de que os diretores das escolas municipais se engajem para inscrever os alunos. “Todos devem estar envolvidos e participar para fazermos uma grande competição e inaugurar uma nova cultura de esporte”, destacou.

Para Rodrigo Verde, diretor da Unidade de Ensino Básico Antônio Vieira, no São Cristóvão, a competição trará novas oportunidades para desenvolver habilidades e competências em cada aluno inscrito. “Não se trata só de praticar um esporte, mas também de abrir portas para que eles se conheçam, descubram seus talentos, fujam das drogas, se ocupem, façam amigos, tenham orgulho e boas lembranças”, disse.

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Ivaldo Rodrigues (PDT), Pedro Lucas Fernandes (PTB) e Barbosa Lages (PDT); o presidente da Federação Maranhense de Desporto Escolar, Hamilton Ferro, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luiz Alberto Rodrigues, os secretários Breno Galdino (Segurança com Cidadania) e Márcio Jerry (Comunicação), além de Olímpio Araújo, assessor técnico para Assuntos da Juventude, secretários adjuntos Kariádine Maia (Educação), Aldo Rogério e Romeo Amin (Desporto e Lazer) e Robson Paz (Comunicação).

SOBRE OS JOGOS

Os Jogos Estudantis e da Juventude acontecerão de 15 a 28 de novembro e contemplarão as categorias feminino e masculino, envolvendo alunos de 12 a 29 anos de 94 escolas da rede municipal de ensino nas competições. As inscrições estão abertas até o dia 18 de outubro, das 8h às 19h, no Parque do Bom Menino.

A abertura dos jogos será realizada no dia 14 de novembro, no estádio Nhozinho Santos. Para elaboração do regulamento de cada modalidade inserida nos jogos escolares, também será realizado um congresso técnico de 29 a 31 de outubro, com data e local a serem divulgados. Para resolução de dúvidas, a secretaria de Desportos e Lazer (Semdel) disponibilizou o e-mail jesdajuventude@gmail.com

0 comentários :

Design de NewWpThemes