'

11 de out. de 2013

Para celebrar o aniversário de 17 anos de criação e o Dia das Crianças, comemorado neste sábado (12), O Hospital Municipal Odorico Amaral de Matos – Hospital da Criança (HC) - realizou na manhã desta sexta-feira (11) um café da manhã para servidores, pacientes e acompanhantes no pátio interno da unidade de saúde.

A criançada ficou atenta a uma apresentação de teatro e agitou-se com grupos de animadores e palhaços, que distraíram os meninos durante toda a manhã com brincadeiras. As crianças enfeitaram-se com a pintura do rosto e das mãos e ainda puderam ser presenteadas com brinquedos. O evento contou com cerca de 150 participantes.

Único em todo estado a realizar o atendimento infantil de urgência e emergência, o Hospital da Criança conta hoje com 77 leitos, número que deve ser ampliado a partir de reforma já prevista. Nos últimos nove meses, o HC teve escalas profissionais regularizadas, o que resultou na normalização da oferta de diversos serviços à sociedade.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Cesar Felix, a prioridade é proporcionar atendimento integral às crianças que chegam ao hospital. Para isso, foram tomadas medidas para acelerar o acolhimento. Após a triagem, a criança que não é classificada como emergência ou urgência é encaminhada ao apoio ambulatorial onde um pediatra realiza procedimentos necessários ao problema apresentado. Três médicos pediatras atendem simultaneamente na urgência/emergência, 24h. “Nós atendemos a todos. Nosso objetivo é minimizar o sofrimento dos pais que chegam aqui com os seus filhos. Por isso estamos investindo e já é visível a mudança no atendimento realizado”, ressalta Felix.

Duas novas enfermarias especializadas no atendimento de recém-nascidos prematuros foram criadas já este ano na Unidade de Saúde. O objetivo é evitar a infecção das crianças, mais suscetíveis nesta fase.

Para Lucimar Oliveira, do município de Monção, que está com seu filho de 8 meses  internado há 4 dias, o Hospital da Criança foi a única opção de atendimento. “Meu filho estava vomitando e com diarréia e o médico que procurei no meu município não resolveu o problema dele. Eu sou de baixa renda e não tinha condições de levá-lo a outro lugar. Daí, eu trouxe ele aqui pra São Luís e atenderam com rapidez”, relatou.

Wellington Silva, morador do bairro Anil, na capital, teve o filho de um ano e cinco meses internado no Hospital da Criança no início da semana por causa de uma infecção intestinal. “Não tive problemas para conseguir o atendimento. Ele foi internado logo e já está quase bom”, afirmou.

O Hospital da Criança conta hoje conta com cerca de 700 funcionários no quadro e realiza uma média de 500 atendimentos por dia em serviços especializados como neuropediatria, gastropediatria, endocrinologia pediátrica, cardiopediatria, fonoaudiologia, cirurgia entre outros.

0 comentários :

Design de NewWpThemes