'

10 de out. de 2013

“Nós vivemos tempos difíceis, tempo de caos e de barbárie”, com esta triste constatação o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) resumiu a situação de terror vivida pela população do Maranhão.

O parlamentar em discurso na Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (10), protestou contra o cenário de barbárie, homicídios, rebelião, ônibus queimados que tomou conta da ilha de São Luís na noite desta quarta-feira (09). Bira lembrou que a rebelião e os assassinatos registrados vêm se repetindo ao longo dos meses e dos anos.

No entendimento do Deputado, os assassinatos do Cabo Silva, do Jouberth de Jesus, André Ribeiro e do bancário Jeter Joran (amigo de Bira) contrariam a tese de que só estavam sendo assassinados integrantes de facções criminosas.

Cabo Silva, militante das causas sociais e filiado ao PDT, foi executado com dois tiros nas proximidades de sua residência. No mesmo dia foram executados, na Vila Passos, Jouberth de Jesus e André Ribeiro que jogavam baralho na porta de casa. Jeter Joran foi assassinado quando chegava à sua residência de um supermercado e até não se sabe o motivo desta execução.

Na noite desta quarta-feira, o clima de insegurança se espalhou pela cidade e informações desencontradas sobre o número de mortos eram divulgadas a todo instante pelos veículos de comunicação. Bira relatou outra situação problemática em restaurantes na Avenida Daniel de La Touche, onde dois homens armados ameaçaram as pessoas e geraram um tumulto imenso.

De acordo com o deputado Bira, o Secretario de Segurança, quando perguntado sobre o caos no sistema de segurança pública, responsabiliza os adolescentes, os traficantes e o Poder Judiciário. O Secretario não dá um parecer sobre a situação da segurança pública, que de fato, é responsabilidade do Governo do Estado.

No que diz respeito à Governadora, não há registro de declaração alguma sobre o caos instalado no Maranhão. Para Bira a Governadora é omissa e incapacitada para estar à frente do Governo do Maranhão. O parlamentar sugeriu que a Governadora siga os exemplos dos Governadores do Rio de Janeiro e São Paulo que convocam seus assessores, as autoridades do Estado e passam para a população qual é o diagnóstico e as providências tomadas.

O socialista considerou o quadro caótico instalado no Maranhão e o completo desinteresse da Governadora para apoiar a ideia de uma intervenção nacional no Estado. Para Bira, ou há uma intervenção do Governo federal com a Força Nacional para garantir a segurança que o Governo do Estado não consegue garantir, ou então a Governadora tem que pedir pra sair.   

“A Governadora tem que passar o boné, ela tem que reconhecer que não é capaz de enfrentar essa situação e passar pra o outro. Quero conclamar a integração de todos para enfrentar a situação da criminalidade, mas é preciso que o Governo assuma a sua posição. É o Governo que comanda. Se o Governo não quiser comandar, que peça para sair”, concluiu Bira.

0 comentários :

Design de NewWpThemes