'

26 de nov. de 2013

Othelino com representantes do Fórum Maranhense de Entidades

Representantes do Fórum Maranhense de Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia convidaram os deputados estaduais, que formam a Frente Parlamentar Estadual em Defesa dos Direitos de Acessibilidade e de Cidadania, criada por meio de projeto de resolução de autoria de Othelino Neto (PCdoB), para discutir políticas de apoio a esse público, durante a terceira edição de um encontro que aconte cerá, no instituto São José do Operário, na Cidade Operária, nos dias 05, 06 e 07 de dezembro.

Lideranças de várias entidades estiveram reunidas no gabinete do deputado Othelino Neto, acertando os detalhes do encontro. Entre os representantes estavam o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Dilson Bessa; o secretário executivo do Conselho Estadual, Manoel do Vale; e o coordenador da Associação do Lesado Medular, Paulo Roberto.

“Estaremos no encontro e discutiremos também as ações a serem realizadas pela Frente Parlamentar de Apoio à Pessoa com Deficiência. Será um espaço de discussões e de troca de ideias. Esse é um tema que está acima das querelas políticas e necessita do engajamento de toda a classe política. Todas as esferas do poder legislativo devem se unir em torno desta causa que é apartidária”, disse Othelino Neto durante a reunião.

O projeto de resolução legislativa que criou a Frente Parlamentar foi criado no dia 25 de março deste ano.  O objetivo é garantir, em todas as instituições públicas e privadas do Estado, os direitos de acessibilidade e de cidadania de centenas de pessoas.

No início do ano, diversas lideranças procuraram Othelino Neto e pediram o apoio do deputado para a criação da Frente. Na oportunidade, relataram inúmeros casos de abandono, inacessibilidade,  abusos sexuais e se queixaram também da retirada das cotas nas universidades públicas, etc.

Condições de pobreza e violência

Segundo o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Dilson Bessa, existem cinco mil pessoas com deficiência vivendo em condições de plena pobreza, passando dificuldades e enfrentando discriminação e violência na área Itaqui Bacanga, em São Luís. “Eles não têm contato com a classe política; não têm como reivindicar os seus direitos. E a Frente Parlamentar será esse elo”, observou.

Dilson Bessa lembrou ainda que chegam todos os dias ao Disque Denúncia inúmeros casos de violência, inclusive sexual, abandono e massacre contra a pessoa com deficiência. Ele frisou que não existe hoje nenhuma rede de proteção para essas pessoas que vivem em uma situação de vulnerabilidade, papel que caberá à Frente Parlamentar em todas as esferas do poder.

Segundo as entidades presentes, existem no Maranhão mais de um milhão e meio de pessoas com deficiência (1.624.000) . Desse total, 256 mil estão em São Luís.


0 comentários :

Design de NewWpThemes