'

28 de nov. de 2013

Tocada pela ação popular, com pedido de liminar, encaminhada à Vara da Fazenda Pública pelos deputados Domingos Dutra e Bira do Pindaré, contra o uso do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão para acertos políticos da oligarquia Sarney com o PT, a comissão especial da Assembleia Legislativa, que tinha vinte dias para concluir o processo, antecipou a sabatina e hoje mesmo apresentou relatório pela aprovação da indicação do vice-governador Washington Oliveira (foto) para compor o quadro de conselheiros do TCE-MA e o plenário da Casa confirmou, contra os votos da oposição.

A retirada de Washington da vice-governadoria é mais um passo dado pelo grupo Sarney para fazer o secretário de Infraestrutura e pré-candidato ao governo do Maranhão em 2014, Luís Fernando, conforme denunciou o deputado Bira do Pindaré na sessão de ontem. Estagnado nas pesquisas e com teto eleitoral, Roseana, segundo políticos ligados ao grupo do Palácio dos Leões, pretende coloca-lo no cargo para ver se ele decola e se torna competitivo. Teme que o governo nas mãos de outro possa transformar a candidatura num fiasco ainda pior.

Na interpretação de quem acompanha, sem paixão, a vida pública, Roseana humilhou Washington ao apresenta-lo para a sociedade com um político incapaz de administrar o estado e pressionar a direção nacional do PT para que ele aceitasse o consolo da aposentadoria no tribunal de contas, pois a condição número um para assumir a cadeira é não está filiado a partido, ou seja, o vice-governador está dando adeus aos movimentos sociais e a política partidária, ainda que contra a vontade, apenas para satisfazer um desejo da cúpula petistas nacional.  

O jogo agora é o seguinte: Quando Roseana se desincompatibilizar do cargo para concorrer ao Senado, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, assume e convoca eleição indireta, no prazo de 30 dias, podendo ele ser candidato a permanecer pelo restante do mandato. Ocorre que já está tudo acertado para Arnaldo retornar à presidência da Assembleia e a bancada governista indicar e eleger o secretário Luís Fernando governador, para que ele, montado no cargo, possa tentar se viabilizar, já que a situação atual é crítica.

Para o deputado Bira do Pindaré (PSB), que assina a peça jurídica contra a indicação do vice-governador, o processo está todo errado. “Se houver Justiça nesse país o processo que elegeu Washington vai ser anulado porque as falhas são gritantes. Nossa ação segue, não ficou prejudicada e vamos recorrer a todas as instâncias jurídicas para evitar essa imoralidade que estão fazendo com o TCE”, adiantou o parlamentar.

Segundo Bira, está claro o desvio de finalidade do Tribunal de Contas do Maranhão e é isso que ele e Domingos Dutra vão questionar nos tribunais. Em seu entendimento, “a governadora desqualifica Washington por não querer que ele assuma o governo e desmoraliza o TCE quando o usa como engrenagem de manobra política com a finalidade de eleger um governador biônico”,  

0 comentários :

Design de NewWpThemes