'

30 de nov. de 2013

SALTO DE QUALIDADE


Resolvidos os impasses jurídicos da posse de Washington Oliveira no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas – que ainda deve render muitas etapas até chegar ao Supremo – a próxima nomeação de um conselheiro no TCE deverá ser pautada unicamente pelo critério técnico. É que a próxima vaga será preenchida obrigatoriamente por um membro do Ministério Público de Contas, cujos quatro membros  ingressaram através de concurso público.

Enquanto a nomeação de Washington Oliveira atendeu meramente a “interesses politiqueiros” como afirmou o presidente do Sindicato dos Auditores do TCE, a próxima nomeação, que deverá ocorrer pelo governador eleito em 2014, passará longe de politicagens.

MUDANÇA TOTAL

Nos próximos cinco anos, ou seja, durante o mandato do futuro governador eleito em 2014, o TCE, sofrerá alteração em sua composição quase total. É que farão 70 anos de idade, limite para aposentadoria compulsória, nada menos que 05 dos atuais conselheiros.

O governador que tomar pose em janeiro de 2015, terá em suas mãos o poder de mudar os paradigmas de indicação dos novos integrantes do Tribunal de Contas do Estado e alterar quase a totalidade dos conselheiros.

AUDITORES TEM RAZÃO


Para a bancada da oposição, na sabatina a que se submeteu na Assembleia Legislativa, Washington Oliveira mostrou bem a dimensão que o grupo Sarney faz das instituições.

Indagado pelo deputado Rubens Junior sobre qual o procedimento do Tribunal de Contas quanto ao julgamento das contas públicas, o novo conselheiro mostrou-se completamente perdido, sem qualquer noção do cargo que irá ocupar, se limitando a responder evasivas.

Para o presidente do Sindicato dos Auditores do TCE-MA, Pedro Cantanhede, “tudo não passou de um enredo meramente politiqueiro”.

ATRÁS DA PORTA


Com a decisão do juiz Edilson Caridade, que anulou a escolha de Washington Oliveira pela Assembleia Legislativa para o cargo de conselheiro do TCE, vieram à tona verdadeiros atentados à lógica, feitos pela Assembleia.

Na pratica, disse o juiz, o edital que abriu as inscrições para os concorrentes á vaga, teve apenas um dia de inscrição, quando o normal são no mínimo 15 dias. Ao que tudo indica, o edital foi publicado atrás de uma das portas da Assembleia, para evitar que alguns bisbilhoteiros fossem atazanar os planos de escolher o candidato de Roseana Sarney para o TCE.

PREVISTO

Alguns deputados de oposição afirmavam com a mais absoluta convicção que a decisão de Caridade seria cassada pelo desembargador Guerreiro Junior tão logo chegasse o recurso da Assembleia Legislativa.

Um os presentes chegou a afirmar: “ o que dizer de um presidente de Tribunal de Justiça que faz questão de ter em sua sala na presidência, as fotos de José Sarney e Roseana Sarney como uma espécie de gurus do julgador”? Não deu outra. Guerreiro cassou a decisão do juiz Caridade em tempo relâmpago.

NO MARANHÃO, PODE

O ministro Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de São Paulo, afirmou que “o povo de São Paulo está cansado de 20 anos de PSDB no Estado”. No entanto, este mesmo PT quer que o Maranhão, sob o comando do grupo Sarney há quase seis décadas, continue sob a batuta do coronelismo por mais algumas décadas. Quem sabe, alguns séculos.

0 comentários :

Design de NewWpThemes