'

21 de jan. de 2015

O governador do Maranhão, Flávio Dino, reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (21), no Palácio dos Leões, com representantes do Banco Mundial. A reunião contou com a participação de membros da equipe de governo e do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior. O encontro foi um diálogo preliminar sobre possíveis parcerias de crédito com o Banco e financiamento para a recuperação da barragem do Bacanga, em São Luís.

A barragem fica no início da BR-135 e liga o centro de São Luís à região Itaqui-Bacanga, onde está o Porto do Itaqui. Com a estrutura danificada, há risco de desmoronamento ou inundação da área. O Governo do Estado já tem um projeto pronto, em condições de emitir a ordem de serviço, para a troca de todas as comportas e recuperação estrutural da barragem.

“Nós estamos numa missão sobre o projeto com a municipalidade e achamos importante falar com a esfera estadual sobre a oportunidade de trabalharmos juntos e como vamos avançar o projeto da barragem do Bacanga”, explicou o coordenador de operações setoriais de Infraestrutura para o Brasil, do Bando Mundial, Paul Kriss.

O secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, destacou que uma parceria já existente entre Banco Mundial e Prefeitura de São Luís, que favorece a área de barragem, é importante para complementar a reestruturação prevista pelo governador Flávio Dino. O secretário afirmou que a medida irá tranqüilizar a população que mora nas imediações da barragem e sofre com a iminência de alagamentos.

“Há claramente a identificação da execução desta obra porque tem um impacto social e ambiental muito forte. O governador Flávio Dino foi muito firme nesta reunião ao constatar esta necessidade e indicar que sejam tomadas todas as providencias necessárias. Então, nós vamos, em parecia com o Banco Mundial e com a Prefeitura de São Luís, encaminhar para que seja solucionado esse problema que é histórico”, apontou o secretário.

O secretário de Infraestrutura lembrou que existe uma integração da execução da obra com o trabalho que é desenvolvimento pela Prefeitura em parceria com o Banco Mundial. “Nós nos reunimos aqui hoje para ajustar, para harmonizar estas ações, e amanha já vamos reunir as equipes técnicas de modo que seja feita uma avaliação, uma análise a respeito do projeto, para que, se for necessário, seja feito um aperfeiçoamento”, disse.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior acredita que mais esta parceria com o Governo do Estado deverá facilitar o andamento das obras executadas pela prefeitura na Barragem do Bacanga, que esteve parcialmente comprometida por falta de parceria com a antiga gestão.

“Nós temos o projeto do Banco Mundial, um projeto que já vem sendo tocado pela Prefeitura ao longo de vários anos e nós dependemos também da parceria com o Governo do Estado no que diz respeito principalmente a Caema, por conta de alguns entraves que aconteceram ao longo destes anos em razão da parceria que não houve, e hoje com esta parceria efetiva temos a possibilidade que os processos andem de forma célere e que o projeto avance cada vez mais”, pontuou o prefeito.

0 comentários :

Design de NewWpThemes