'

23 de jan. de 2015

A trajetória marcada pela democracia, justiça social e transparência desde o movimento estudantil tem sido colocada em prática pelo primeiro governador comunista do país. Antes mesmo de tomar posse Flávio Dino anunciou os nomes do secretariado e de outros auxiliares da equipe de governo pelas redes sociais. Esta postura foi defendida pelo governador como uma forma evitar o tratamento privilegiado a qualquer veículo de comunicação ou jornalista e colocar a transparência como um dos pilares da gestão, iniciada no dia  1º de janeiro.

A preocupação com a publicidade dos atos realizados pelo chefe do  executivo estadual e também pelos demais setores da administração publica, se manifesta na divulgação da agenda do governador e também com a colocação da Secretaria de Transparência e Controle como um dos órgãos estratégicos da estrutura administrativa do Estado, reformulada através da MP nº 184, publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 02 de janeiro.

Profissionais da imprensa que cobrem a área do jornalismo político tinham extrema dificuldade de saber qual a agenda da governadora Roseana Sarney (PMDB) que comandou o estado por quatro mandatos. Exceto nas situações onde eram enviados aviso de pauta, relacionada à alguma solenidade da qual ela participaria a divulgação diária da agenda não era uma prática comum na rotina administrativa da ex-governadora. Ao contrário do que ocorre agora, quando qualquer cidadão pode se informar no site do governo do Estado sobre  a agenda de Flávio Dino.

Na década de 1980, quando atuou como liderança estudantil  da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o governador do estado  teve amplo contato com o movimento sindical e social. Esta experiência  fez com que o diálogo com todos os setores da sociedade, desde empresários a professores, incluindo até representantes de comunidades mais humildes como é o caso dos moradores do Cajueiro,  área palco de conflito pela posse da terra situada na Zona Rural de São Luis, seja uma rotina adotada desde os primeiros dias de mandato.

No caso de Cajueiro,   área situada na Zona Rural de São Luís, palco de um  conflito  pela posse da terra, o governador Flávio Dino anulou o decreto que desapropriava a área, assinado pela gestão anterior,  e ainda estabeleceu a iniciativa de um amplo diálogo com representantes da comunidade em busca da solução para a questão. 

A prioridade com a transparência, com o diálogo e também com a participação popular nas ações do governo do Estado foi manifestada por Flávio Dino logo na primeira entrevista coletiva, após ser eleito governador.

Nesta ocasião, ele  fez questão de ter na mesa da coletiva, a presença do líder camponês, Manuel da Conceição, fundador do Partido dos Trabalhadores, (PT) e reconhecido internacionalmente por sua luta contra a ditadura militar.

 Na saída da coletiva, ao ser interpelado por um jornalista, sobre a importância da presença de Manoel da Conceição naquela entrevista histórica ele respondeu: “Isto simboliza mais que um discurso, simboliza um compromisso “.

0 comentários :

Design de NewWpThemes