'

22 de set. de 2013

Equipamentos beneficiarão mais de 50 mil beneficiados por mês com alimentação e serviços.

Restaurantes populares construídos pela gestão Edivaldo
beneficiarão mais de 50 mil pessoas por mês 
A população de São Luís será beneficiada com a construção de dois restaurantes populares, nos bairros Ivar Saldanha e no Centro Histórico, que juntos terão capacidade para 2.200 refeições diárias. Serão mais de 30 bairros neste entorno atendidos pelo programa e mais de 50 mil beneficiados por mês com alimentação e serviços. O projeto faz parte do Programa Avança São Luís, lançado no início deste mês pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que prevê programas sociais para proporcionar melhor condição de vida à população ludovicense.

O restaurante popular é destinado a pessoas que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade alimentar, assim como trabalhadores de pequeno orçamento familiar. “O objetivo é garantir à população em situação de insegurança alimentar e nutricional o acesso a alimentos de qualidade, além de promover a inclusão social”, destacou a secretária de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro. 

Os restaurantes têm como meta promover estratégias de desenvolvimento local e de apoio à agricultura familiar. O foco está na segurança alimentar e nutricional dos atendidos com fins à melhoria dos hábitos alimentares e o combate ao desperdício. Estes serão os dois primeiros restaurantes populares municipais. Os espaços se somarão ao programa das cozinhas escolas comunitárias da Vila Cascavel; e do eixo Itaqui-Bacanga e Zona Rural, ambas em fase de projeto.

A servente Maria do Socorro Pereira, 35 anos, diz esperar que os restaurantes venham a beneficiar quem precisa. “Acho que escolheram os locais certos e espero que muitas pessoas, assim como eu, possam utilizar os serviços”, disse ela, que trabalha no Centro da cidade. “O importante é que as pessoas que realmente necessitam terão essas opções para obterem uma alimentação mais adequada”, destacou a coordenadora do Banco de Alimentos da Semsa, Adriana Pestana. Para ela, a construção destes dois equipamentos nos bairros escolhidos é uma conquista à população. “O município ganha com esse programa”, acrescentou.

A estrutura inclui refeitório (distribuição), bilheteria, cozinha, recepção, banheiros, armazenamento, pré-preparo, preparo (cocção), cujas atividades estarão sob coordenação de nutricionistas. A preparação dos alimentos irá priorizar produtos regionais. O recurso para construção destes equipamentos consta do montante de R$ 8 milhões, destinado pelo Plano Plurianual (PPA) 2014-2017, que inclui ainda outros equipamentos como as cozinhas comunitárias e Banco de Alimentos. 

A proposta é que os restaurantes sirvam de espaço para desenvolver ações comunitárias, estimular o cooperativismo, a promoção da saúde e a educação alimentar. Estão inclusas atividades como palestras e oficinas sobre nutrição, aproveitamento de sobras de alimentos; campanhas educativas; ações culturais e de socialização, além de reuniões da comunidade.

CADASTRAMENTO

A Prefeitura de São Luís, por meio da Semsa, já promove o mapeamento das condições sociais das áreas e o trabalho de cadastramento inicia em janeiro do próximo ano e priorizará pessoas em situação de rua, dependentes químicos, idosos, portadores de deficiência e trabalhadores do comércio. A escolha dos bairros segue o projeto do programa de instalação deste equipamento – áreas de grande movimentação de pessoas e de fácil acesso. O Restaurante Popular é parte de uma rede de equipamentos públicos de alimentação e nutrição do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), que tem como objetivo a garantia do direito humano à alimentação adequada. São servidas refeições saudáveis e equilibradas de acordo com norma nutricional.

EM NÚMEROS

8 milhões é o recurso destinado pelo PPA para construção de equipamentos

5 mil beneficiados por dia pelos restaurantes com alimentação e serviços

0 comentários :

Design de NewWpThemes