'

27 de set. de 2013

Comitiva Diálogos pelo Maranhão visita obra inacabada do hospital
A ampliação do investimento no desenvolvimento humano é debatida constantemente pelo movimento Diálogos pelo Maranhão. Em cada cidade por que passa, o Diálogos reúne lideranças de diferentes setores da sociedade e avança na construção de um projeto de governo baseado no desenvolvimento real do Maranhão, democracia e igualdade.

No último final de semana, na passagem pela região do Médio Mearim, o movimento visitou quatro cidades. Um dos destaques foi o município de Marajá do Sena, uma cidade de pouco mais de 8 mil habitantes cuja população precisa de muita atenção por parte do poder público. O exemplo disso é que, entre as 217 cidades maranhenses, ela possui o mais baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento Humano medido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Os participantes da edição dos Diálogos pelo Maranhão em Marajá do Sena relataram alguns problemas que a cidade apresenta. OI vereador Antônio Pereira de Sales (PPS) disse que, mesmo com um cenário de muitos problemas, a cidade possui muita esperança de dias melhores e sabe que, para avançar na superação dos problemas sociais, é necessário um governo voltado para combater o atraso.

“Nós ficamos muito tristes com tudo o que nossa cidade passa. Gostaríamos que nossa cidade fosse destaque, sim, mas daquilo que funciona, que melhora. E quero dizer que vocês viram a situação da nossa cidade e que, para acabar com isso, só tendo um governo que realmente se preocupe, que olhe para Marajá do Sena e queira resolver,” disse.
Hospital inacabado

Uma das maiores curiosidades da cidade é a distância que separa a sede do município e do hospital de 20 leitos que está sendo construído pelo governo do estado. Prometido para ser entregue em dezembro de 2009, o prédio continua com as obras paradas e possui apenas paredes levantadas.

A construção inacabada fica no topo de uma serra, que está a 180m acima da sede do município. Para chegar até lá, um paciente precisaria subir 4km por um caminho que não possui asfaltamento. Ao redor do prédio que está com as construções paralisadas, não há casas ou qualquer morador.

“É preciso haver investimento em saúde e para isso ter obras planejadas. O desperdício que representa uma obra abandonada poderia se reverter, na verdade, em políticas públicas que melhorassem o atendimento de saúde na vida da população de Marajá do Sena”, disse Flávio Dino durante visita ao prédio que deveria dar lugar ao hospital.

FOTO-LEGENDA 1: Comitiva Diálogos pelo Maranhão visita obra inacabada do hospital de Marajá do Sena
FOTO-LEGENDA 2: Vista do prédio inacabado desde 2009
FOTO-LEGENDA 3: Flávio Dino conversa com população na sede de Marajá do Sena

0 comentários :

Design de NewWpThemes