'

25 de set. de 2013

O problema do abastecimento de água na grande São Luís foi discutido por parlamentares na sessão da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (25). O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) considerou caótica a situação que a CAEMA impôs a população da capital.

Para o Deputado, a problemática da falta de água nas torneiras de São Luís em pleno século XXI é uma realidade vexatória para o Maranhão. Por essa razão, cansada de carregar lata de água na cabeça, a população do João Paulo, da Alemanha, do Centro, Pan Diamante, Liberdade e vários bairros estão se mobilizando e protestando.

No entendimento de Bira a responsabilidade sobre o caos no abastecimento de água é inteiramente da Governadora, para ele a CAEMA não presta o serviço que deveria, mas quem governa o Maranhão, não faz os investimentos devidos, afim de que a CAEMA funcione na prática.

O parlamentar lembrou que o grupo político da Governadora comanda o Maranhão há 50 anos e não conseguiu resolver sequer o problema de abastecimento de água na capital. No interior do estado a situação é mais do que caótica, em São José dos Basílios, por exemplo, a população há mais de ano não tem água nas torneiras.   

Devido à constante falta de água, a população maranhense já se habituou a viver como no século XIX, como se não houvesse tecnologia, se não houvesse equipamentos adequados para fazer a distribuição de água para chegar até as residências.

Bira demonstrou ceticismo quanto à alegação do Governo do Estado, de que não há dinheiro para a recuperação da CAEMA. “Eu não acredito que um Governo como esse que está com o dinheiro saindo pelo ladrão, graças aos empréstimos e ao fiado que vai ficar para o próximo Governador, não consegue destinar recurso para investir adequadamente no abastecimento de água e também no Sistema de Esgotamento Sanitário do Maranhão”.

O deputado Marcelo Tavares (PSB) foi irônico ao apartear o discurso do deputado Bira do Pindaré. Marcelo lembrou uma propaganda de TV do Governo do Estado estrelada pelo ator Odilon Wagner (que interpretou o Mordomo Tonphsom na novela Salve Jorge da Rede Globo).

Na inserção o ator disse que o Governo do Maranhão ia acabar com o racionamento de água em seis meses. Para Marcelo o Governo do Estado realmente acabou com o racionamento, pois agora não tem água nunca.    

“O Secretário de Saúde e a Governadora Roseana até prometeram renunciar se não resolvesse o problema de água, não. Prometeram que acabava com o racionamento, esse negócio de água um dia sim, um dia não ia acabar, de fato, acabou agora é água todo dia não”, destacou Marcelo.

Bira concluiu seu pronunciamento cobrando a Governadora para que ela determine ao secretário de Saúde uma resolução da problemática do abastecimento de água no Maranhão. “Vou insistir na cobrança a Governadora no sentido de que ela também determine ao secretário de Saúde, que adora ficar viajando de helicóptero, para Coroatá, ao invés dele ficar todo dia indo para Coroatá de helicóptero, que ele resolva o problema de abastecimento de água no Maranhão”, finalizou.

0 comentários :

Design de NewWpThemes