'

28 de set. de 2013

Os canais de São Luís estão recebendo atenção especial de limpeza. A Prefeitura está desenvolvendo ações específicas nas áreas que, em vez de proporcionar escoamento das nascentes fluviais da cidade, têm apresentado grande concentração de lixo oriundo de práticas irregulares de descarte de inservíveis.

As primeiras localidades contempladas foram: o Canal da Areinha, da área não pavimentada; Canal do Turu, conhecido como Canal Santa Rosa, que se estende até a Vila Luizão; Canal da Rua Dois Irmãos na Vila Isabel Cafeteira e das Unidades 201 e 203, na Cidade Operária, este último finalizado na sexta-feira (27).

Os canais do Renascença II, por trás do Tropical Shopping, e o existente na entrada do Recanto dos Vinhais, fazem parte da agenda de trabalho prevista para as próximas semanas. Para dar continuidade às ações, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) iniciou um mapeamento de todos os canais de São Luís para futuramente ser traçado um cronograma de serviço de limpeza para as áreas.

“Nós estamos fazendo um levantamento minucioso, de todos os canais existentes na cidade, para iniciarmos ações de limpeza. Retirando todo resíduo sólido, inservível, que só acarretam em danos para o meio ambiente e para a saúde dos moradores de todo entorno. Esta é uma das metas de trabalho do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, valorizar a cidade e proporcionar boas condições de vida à população”, frisou o titular da Semosp, José Silveira.
A frente de trabalho conta com equipes especializadas na limpeza dos canais, exigindo equipamentos e dispositivos de proteção mais elaborados, atendendo à necessidade de cada área, como explicou o coordenador de Limpeza Pública, Nelson Buriti.

“Estamos treinando equipes isoladas, aperfeiçoando-as na limpeza dos canais, que exige plano de ações específicas. Elas utilizam equipamentos de proteção mais severos pelo fato de muito dos canais estarem contaminados pelo esgoto, por exemplo. Estamos trabalhando conforme a necessidade de cada localidade, sendo que em muitas delas encontramos muito lixo”, pontuou o coordenador.

A comunidade já comemora as ações de limpeza. José Raimundo Gomes é líder comunitário no bairro da Cidade Operária, satisfeito, ele comentou as mudanças na área. “A situação do canal daqui do bairro era o reflexo do descaso da falta de cuidado da administração pública. Era uma situação triste, sujeira transbordando. Hoje está uma beleza. Para nós da Cidade Operária é uma vitória, porque podemos comparar a situação antes da limpeza e hoje como se encontra”, observou.

OUTRAS AÇÕES

A Semosp está com equipes de limpeza trabalhando em diversas praças de São Luís. Além da coleta de lixo feita regularmente, as equipes realizam os serviços de varrição, pintura de meio fio e roçagem. Na última semana, as praças dos bairros Cohatrac e Cohab receberem os serviços. A Superintendência de Limpeza Pública da Semosp organizou um cronograma para que o trabalho seja desenvolvido nas demais praças da cidade.

0 comentários :

Design de NewWpThemes