'

24 de set. de 2013


O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado César Pires (DEM), anunciou, na manhã desta terça-feira (24), que apresentará uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para aumentar o aporte de recursos financeiros na Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

César Pires disse que sua proposta será para aumentar de 2.2% para 3.0% (do Orçamento do Estado) o repasse para a Uema. “E ainda assim é muito pequeno para o tamanho da instituição”, avaliou.

Na tribuna, o deputado voltou a defender a ideia de que a Universidade Virtual do Maranhão (Univima) seja incorporada na estrutura administrativa da Uema, já que a instituição tem que dividir com a Uema os 5% do Orçamento, previstos na constituição, para o ensino superior.

A informação foi prestada pelo líder do governo ao encaminhar a votação da bancada governista contra um requerimento de autoria do deputado Othelino Neto (PPS), convocando o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, para prestar esclarecimentos sobre a desfavorável posição da Uema no ranking das Universidades públicas do Brasil.

Em seu discurso, César Pires foi enfático ao afirmar que o atual reitor, José Augusto Oliveira, não tem culpa pelo baixo desempenho da Uema na avaliação nacional das Universidades.

“A administração da Uema não tem culpa de uma situação que vem se avolumando ao longo dos tempos e que não deve ser debitada a essa ou àquela administração isolada, mas uma história da própria instituição, sob o ponto de vista da própria Constituição Nacional, e Maranhense. Já reafirmei aqui que a instituição passou de dez mil alunos para quase quarenta mil alunos. Passaram de míseros 1.300 professores para quase 4.000 professores. Que passou de seis campis para 22 campis; e a redução da questão orçamentária dos 5% do que lhe é devido na Constituição para ser dividido com a Univima e a FECTEC, lhe restando apenas 2.2%”, explicou César Pires.

 “O meu projeto será uma PEC para que a gente possa contribuir melhor pela instituição. Espero que, desta forma, a gente venha a discutir e a rediscutir a Uema e apresentar uma proposta para os próximos quatro anos, seja quem venha a ser governador ou governadora do nosso Estado”, acrescentou.

0 comentários :

Design de NewWpThemes