'

27 de set. de 2013

Filha dos militantes comunistas Olga Benário Prestes e Luis Carlos Prestes,
Anita Prestes (RJ) estará lançando livro, dia 28, na Praça da Juventude
Na programação deste primeiro final de semana da 7ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), autores nacionais foram convidados a versar sobre suas produções literárias, processo de criação, livros, personagens e gêneros em sessões descontraídas e perto dos leitores. Além das palestras, a Prefeitura de São Luís oferece cerca de 120 atividades, entre oficinas, rodas de conversa, lançamentos e relançamentos de livros, exibição de filmes e programação especial para o público infantil e juvenil que acontecem, neste sábado (28) e domingo (29), em mais 20 espaços diferentes.

No sábado, uma das palestras mais aguardadas é a do escritor Alexei Bueno (RJ), sobre “Arte e tecnologia: deformações na apreciação estética contemporânea”. Josoaldo Rêgo será o mediador da palestra, que começa às 19h30, no Auditório da Associação Comercial do Maranhão, na Praça Benedito Leite. O carioca Alexei Bueno é poeta e editor. Colaborou em diversos órgãos de imprensa no Brasil e no exterior e tem mais de 20 livros publicados. Por duas vezes recebeu o Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil, lançado em 1959.

Neste mesmo dia, na Praça da Juventude, instalada na Praça Valdelino Cécio, às 19h, acontecem o lançamento do livro e a palestra “O combate por um partido revolucionário (1958/1990)”, de Anita Leocádia Prestes (RJ), filha dos militantes comunistas Olga Benário Prestes e Luis Carlos Prestes. A historiadora vai falar ao público presente sobre a sua mais recente obra, que retrata uma fascinante viagem pela História do Brasil durante mais de três décadas, acompanhando o percurso e as lutas do pai. No livro, Anita escreve como historiadora e não como filha do revolucionário que foi secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro durante quase 40 anos. A obra reúne ainda anos de estudo de uma documentação em parte inédita ou esquecida pela história, desmontando falsificações e deturpações existentes sobre Prestes e os comunistas, difundidas pela história oficial produzida pelos intelectuais da época, comprometidos com a ditadura militar.

Já no domingo (29), no Auditório da Associação Comercial do Maranhão, na Praça Benedito Leite, as palestras começam às 16h, com “Poesia digital: produção e divulgação no Brasil”, de Jorge Luiz Antônio (SP). Ele é pesquisador e fez seu pós-doutorado sobre o novo problema da poesia e sua relação com as tecnologias da informação, um dos tripés do evento.

A poesia também estará na palestra das 18h, com Alice Ruiz (PR), na palestra “A poesia muda o mundo?”, que será mediada poeta e jornalista Paulo Melo Sousa. A poetisa e tradutora brasileira começou a escrever na adolescência, e já publicou, até agora, 21 livros, entre poesia, traduções e uma história infantil. Foi casada com o também poeta Paulo Leminski. Já ganhou vários prêmios, incluindo o Jabuti de Poesia, de 1989, pelo livro Vice Versos, e o Jabuti de Poesia, de 2009, pelo livro Dois em Um.

E, o gênero lírico continua na pauta do dia com a palestra “Poesia, filosofia e o mundo contemporâneo”, às 20h, no Teatro João do Vale. Antônio Cícero (RJ) será o palestrante e Luís Inácio, o mediador. O carioca Antônio Cícero é compositor, poeta, filósofo e escritor. Teve alguns de seus poemas musicados por sua irmã, a cantora e compositora Marina Lima. Publicou diversos livros de poesias, entre eles “Porventura”, em 2012.

7ª FELIS

A 7ª FeliS segue até o dia 6 de outubro, na Praia Grande, funcionando diariamente das 10h às 22h. É realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), correalizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), e tem o patrocínio da Vale e o apoio da Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). A programação completa do evento está disponível no endereço eletrônico: www.saoluis.ma.gov.br.

0 comentários :

Design de NewWpThemes