'

10 de mar. de 2014

O deputado estadual Othelino Neto (foto) lamentou, na sessão desta segunda-feira (10), o fato do Maranhão ter sido notícia negativa novamente no Fantástico da rede Globo, no último domingo (09), por conta das precárias condições da escola municipal de Codó “Divina Providência”, onde alunos e professores usam o mato como banheiro, sentam em cadeiras inapropriadas e têm aulas numa antiga residência de piso batido.

“Vi o Fantástico anunciar uma matéria sobre uma avaliação feita nas principais escolas do país. Fiquei esperando, ansiosamente, para ver se daquela vez o Maranhão não estaria contemplado nos indicadores piores do país. Mas para minha tristeza, lá estava o Estado de novo com destaque negativo, desta vez, com uma escola no município de Codó que funciona precariamente, muito distante de dar as condições mínimas para que alguém possa estudar”, disse Othelino Neto.

O deputado do PCdoB lamentou que a escola municipal Divina Providência não disponibilize banheiros para os estudantes, ofereça cadeiras cujos pés são de cano e funcione sem energia elétrica. Segundo o deputado, enquanto estudantes e professores fazem suas necessidades fisiológicas no mato porque não têm banheiro, o governo do Maranhão paga banheiros milionários, no município de Humberto de Campos.

“Esse é um triste retrato do Maranhão. As cadeiras cujos pés são de cano afundam no chão de piso batido. Na entrevista, a professora dizia que, muitas vezes, a criança cai e, principalmente, as menores acabam chorando e se machucando com a queda”, comentou o deputado.

Avaliação Internacional

Durante dois meses, os repórteres Eduardo Faustini e Luiz Cláudio Azevedo percorreram escolas públicas dos estados que tiveram as médias mais baixas no Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa). Othelino disse que eles vieram achar as piores escolas no Maranhão, no município de Codó.

“De nenhuma forma, venho a esta tribuna comemorar o que vi. Vim aqui registrar e lamentar de ver as crianças do Maranhão nesta situação. O pior é que, daqui a pouco, o senador José Sarney, no seu artigo dominical, vai dizer que isso é mais um complô contra o Estado”, afirmou.

Othelino disse ainda que esse colégio do Maranhão está no padrão de uma escola lá no Uzbequistão, país da Ásia Central. Para o deputado, esse é o Estado que a propaganda oficial insiste em dizer que está indo de “vento em popa”.


“Então finalizo esse pronunciamento lamentando que, mais uma vez, este Estado apareça premiado nos indicadores negativos, envergonhando todos os maranhenses, mas principalmente isso deveria envergonhar a governadora Roseana Sarney que é a responsável, junto com o seu grupo que governa há quase 50 anos, pelo nível de pobreza do nosso querido Maranhão”, concluiu o deputado do PCdoB.

0 comentários :

Design de NewWpThemes