'

11 de mar. de 2014

O deputado Raimundo Cutrim (foto) questionou nesta manhã de terça-feira (11) a legitimidade do o Poder Legislativo eleger indiretamente outro candidato que não seja membro da Assembleia Legislativa para substituir a governadora Roseana Sarney, caso ela decida renunciar para concorrer ao Senado.

Segundo Cutrim, “essa indagação foi motivo de preocupação do constitucionalista francês Montesquieu: a sociedade moderna tem que se constituir por três Poderes: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, autônomos e independentes entre si. A intromissão de qualquer um sobre o outro representa a quebra da harmonia, em consequência a quebra da democracia”, argumentou.

O deputado alertou ao plenário que neste princípio se fundamentou o ex-presidente José Sarney para declarar que “Não Há Democracia Sem Parlamento livre”. Ele advertiu que os jornais, os blogs e todos os veículos de comunicação ligados à família Sarney, alimentam um confronto com a Casa “porque querem que nós votemos em um estranho em que momento algum da sua vida pública fez parte do Poder Legislativo. Querem nos comparar a cabos eleitorais que têm obrigação de votar no candidato do coronel”.

Para finalizar, Raimundo Cutrim aconselhou os companheiros de plenário a não entrem para a história como parlamentares que atendem as conveniências do Poder Executivo. “Neste momento, vivenciamos um Estado político, onde a frase do senador Sarney permanecerá neste plenário, ou será substituída pelos ditados dos coronéis do Nordeste, que diz: “Faça o que eu mando, mas não façam o que eu faço”.

Embora a governadora se mantenha em silêncio e faça suspense sobre sua saída, grande parte da classe política não acredita que terá coragem de ficar sem mandato, diante de tantos problemas que membros de sua família enfrentam com a Justiça.

Sarney e Roseana sem mandato? Poucos acreditam e até apostam que tudo não passa de teatro e chantagem para tentar impor sua vontade na Assembleia Legislativa, onde a grande maioria é claramente favorável a eleição do presidente Arnaldo Melo, que por uma questão conjuntural, acabou se transformando na "bola da vez", caso há a desincompatibilização.  

0 comentários :

Design de NewWpThemes