'

10 de mar. de 2014

Reportagem do Fantástico desse domingo (9) mostrou realidade precária das escolas públicas no Maranhão, em Pernambuco e Alagoas. Sem a mínima infraestrutura, os professores vão se virando como podem. São escolas sem água potável, sem banheiro e até sem sala de aula. Um cenário vergonhoso para a educação brasileira.
Em Codó (MA), por exemplo, tem aluno que até cai da cadeira, segundo afirmou uma moradora do município. “Quando temos a necessidade de irmos para o banheiro, vamos para o mato. Os alunos e a professora”, disse uma mulher. A escola municipal em Codó se chama Divina Providência e espera providências há muito tempo.
O deputado Simplício Araújo (foto) lamentou o descaso dos governos municipal e estadual com um setor tão fundamental para o futuro do país. “A infraestrutura nas escolas é essencial para que o aluno consiga desenvolver seu aprendizado”, garantiu o parlamentar.
A reportagem abordou o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), divulgado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Maranhão apresentou o 2º pior desempenho entre os estados brasileiros. A nota geral alcançada pelo estado no Pisa foi de 357, só superior à de Alagoas – pior desempenho –, que teve 348.
Há vinte anos, a então candidata ao governo do Maranhão, Roseana Sarney, afirmou que iria modernizar as técnicas de ensino e preparar os profissionais para o futuro. “Precisamos colocar as nossas escolas na era da informática. Precisamos de computadores e de mais recursos para a televisão educativa. Queremos fazer uma verdadeira revolução na educação do nosso estado”, disse em seu discurso há vinte anos.
Mas, de lá para cá, pouco avançou e o que vemos é essa situação lastimável das escolas dos municípios, disse Simplício. “O cenário é desolador. Fica impossível dar um ensino de qualidade para essas crianças nessas condições. O fato é que a educação do Maranhão atravessa uma crise e até agora os poderes públicos continuam de olhos fechados para o problema”, concluiu Simplício.

0 comentários :

Design de NewWpThemes