'

14 de mar. de 2014

O deputado federal Domingos Dutra (SDD/MA) votou a favor para aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 247/13, que fixa prazo de oito anos à União, aos estados e ao Distrito Federal para que todas as unidades jurisdicionais contem com defensores públicos.

A PEC foi aprovada pelo Plenário da Câmara dos Deputados, em segundo turno, com 424 votos favoráveis. A matéria ainda deve ser votada pelo Senado.

Para o deputado Domingos Dutra, o acesso à justiça tem que ser um indicador de qualidade de vida. “O cidadão precisa de educação, de saúde, de renda e de justiça. O nosso País não será justo se nós não conseguirmos condições objetivas para que os mais pobres possam ter acesso à justiça. Esta é uma decisão que faz avançar este País rumo à cidadania”, garantiu o deputado em discurso proferido na Tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, durante a votação.

Essa aprovação é muito importante para os maranhenses, pois de acordo com Dutra, o Maranhão tem 217 Municípios, mas só há comarca em 117.  “Uma situação como esta, sem comarca, sem juiz, sem Ministério Público, sem Defensoria Pública, é o caminho aberto para a barbárie, para se fazer justiça com as próprias mãos”, destacou o deputado.

De acordo com o texto, o número de defensores deverá ser proporcional à demanda efetiva pelo serviço e à respectiva população. Durante o prazo de oito anos, os defensores deverão trabalhar, prioritariamente, nas regiões com maiores índices de exclusão social e de adensamento populacional.

A proposta também amplia a definição de Defensoria Pública na Constituição, classificando-a como instituição permanente e instrumento do regime democrático.

0 comentários :

Design de NewWpThemes