'

13 de mar. de 2014

A tentativa de terceirização da Caema voltou a polarizou as discussões nesta manhã de quinta-feira (13), no plenário na Assembleia Legislativa. Os deputados ligados à base do governo usaram a tribuna para tentar desqualificar a denúncia feita pelos deputados de oposição sobre a tentativa do governo Roseana Sarney (PMDB) “alugar” a empresa de abastecimento d’água e coleta de esgoto na Grande Ilha.

O deputado Max Barros, vice-presidente da Assembleia Legislativa e considerado aliado de primeira hora da Oligarquia Sarney, pau pra toda obra, ao tentar defender o que está sendo planejado pelo governo, admitiu que quase todos os serviços da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão já são terceirizados, o que, na interpretação do líder da oposição, deputado Rubens Júnior (PCdoB), “só prova que, em regra, que é um mal para a administração pública, em especial, na administração Roseana”.  

Júnior citou como exemplo a contratação de empresas nos serviços de saúde, uma forma de evitar a realização de concursos públicos, mas que não funciona. Segundo o parlamentar, até a Penitenciária de Pedrinhas foi privatizada e o resultado dos péssimos serviços prestados foi exposto ao mundo. “Este contrato (Caema), na prática, é uma privatização branca, sem remuneração para o Estado, pelo contrário, é o Estado quem vai pagar”, destacou.

O líder da oposição explicou que, por meio do contrato, a empresa vencedora ficará responsável por todos os serviços prestados pela Caema nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. O prazo do contrato é de cinco anos e a empresa vencedora receberia R$175 milhões para realizar os serviços.

Rubens Jr. afirmou que antes mesmo do processo ser aberto a empresa “vencedora” do certame já estaria escolhida e que o edital de concorrência teria sido elaborado pela própria empresa.

“Não estou aqui com uma aversão à participação de uma empresa privada, pelo contrário, só questiono o ‘modus operandi’, o valor e o momento. É um tanto estranho que prestes a deixar o governo, a governadora Roseana Sarney apareça com o contrato de terceirização da Caema.” Concluiu o deputado.

2 comentários :

Anônimo disse...

Max Barros, outro corrupto do grupo Sarney. Claro que ele vai apoiar essa bandidagem.
A Caema tem que ter investimentos do Governo. E esse imbecil do Max deveria se calar antes de falar bobagens. Primeiro que quem está financiando a Adutora Italuis e os demais projetos de esgoto de São Luis e Municípios é o Governo Federal através do PAC.
O Governo do Estado retirou todos os investimentos da CAEMA. E Ricardo Murad deveria era dar explicações sobre o que ele fez com o dinheiro do saneamento que era para ir p CAEMA.

Anônimo disse...

A CAEMA serviu, e bem, aos interesses dos politicos de ocasião, indicados para administrar a empresa, que se elegeram deputados, vereadores, etc. O atual governo do estado esta sofrendo amnésia e quer descontar nos empregados da CAEMA. Nos Estados em que existe política de saneamento as empresas estatais são independentes financeiramente e aqui, que fazem política com o saneamento, servem aos interesses de poucos.

Design de NewWpThemes