'

11 de mar. de 2014

A vereadora Rose Sales (foto) destacou na manhã desta terça-feira (11) o programa Leite na Escola, que já começou a distribuição do leite para os alunos da rede municipal de São Luís. Para os vereadores, o programa é um avanço do ponto de vista nutricional, pedagógico e de relacionamento familiar com a escola. Rose parabenizou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que após batalha judicial, colocou o programa em prática.

A vereadora comunista afirmou que o programa é importante para o complemento nutricional dos alunos da rede municipal de São Luís. Ela também enalteceu o fato de o programa agora ser estendido às escolas comunitárias. “Eu sempre coloquei a importância da retomada do leite, mas com a qualidade que agora ele tem. Agora também é garantido a extensão às escolas comunitárias. A criança bem alimentada, bem nutrida tem uma capacidade intelectiva muito mais aguçada. Temos que parabenizar o prefeito, o secretário de Educação e a secretária de Segurança Alimentar. Eu como educadora, mulher, cidadã, vejo este programa com uma importância muito grande”, afirmou.

 A parlamentar elencou as diferenças entre o novo Programa do Leite e o anterior, justificando porque considera esta não uma retomada, mas um programa diferente, na qualidade do leite, na quantidade e na maior abrangência. “Para mim, não é uma retomada, mas o início de um processo real de garantia do complemento alimentar. Porque o valor nutricional agora é real. Não existia uma oferta de qualidade para as crianças antes. Hoje, a quantidade é de um quilo (por isso o nome kilinho), é gostoso e tem uma consistência. Todas as pessoas que estavam no evento de abertura provaram e comprovaram isso. Inclusive o prefeito e sua família”.

O programa Leite na Escola foi aberto oficialmente na última segunda-feira (10) em evento Unidade de Ensino Básico Tancredo Neves, na Cidade Operária e foi iniciada a entrega do produto.

O Programa Leite na Escola irá beneficiar 130 mil alunos da rede municipal de ensino, contemplando ainda as creches e escolas comunitárias conveniadas à Prefeitura de São Luís. Caso um estudante possua restrições alimentares quanto à lactose, ele será suprido com a troca pelo leite de soja.

Com o Leite na escola, fica garantida uma dose diária de 200 ml de leite a mais na forma de complemento à alimentação servida nas escolas da rede municipal de ensino, que conta com cardápio diversificado e balanceado, elaborado por nutricionistas, com produtos que fazem parte da base da culinária brasileira, como arroz, feijão, carne, legumes, verduras e frutas.

Proximidade com os pais - Além dos benefícios nutricionais aos alunos, Rose Sales elencou as vantagens do ponto de vista pedagógico e social. Para a vereadora, o fato dos pais terem que ir todos os meses na escola buscar o leite, os aproxima da vivência escolar do filho e oportuniza pela menos uma vez a mês o contato com professores e direção. “O leite se torna um mecanismo de atrair as famílias para a escola. O que precisa melhorar para seu filho. O relacionamento é estreitado pela oferta do leite, já que os pais têm que ir buscar e os colegas educadores aproveitam para fazer um momento formativo e trazer os pais para junto. Assim, os alunos ganharam com certeza também uma forma”, finalizou.

0 comentários :

Design de NewWpThemes