'

14 de mar. de 2014


A presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Cleonice Freire, não esconde de ninguém a difícil situação financeira do judiciário que recebeu de seu antecessor, desembargador Guerreiro Junior. Em reunião com vários magistrados, Cleonice tem afirmado que o Tribunal de Justiça não dispõe de recursos sequer para nomear um dos juízes que serão aprovados em concurso já em fase final.

Segundo a desembargadora, as nomeações dos aprovados só se concretizarão se a saúde financeira do judiciário melhorar, pois, do contrário, nenhum dos aprovados será empossado. Cleonice ainda disse que a Corte dispõe apenas de R$ 14.000.000,00(quatorze milhões de reais) para investir na construção e reformas de fóruns, e seus respectivos aparelhamentos para funcionar adequadamente, o que é absolutamente insignificante para uma estrutura como do judiciário maranhense.

RUBENS JUNIOR SE VIRA NOS TRINTA

No próximo domingo quem chega aos trinta anos é o advogado e deputado, Rubens Junior (PC do B), aguerrido líder da bancada de Oposição na Assembleia Legislativa.

Rubens receberá os parentes e amigos para uma feijoada na Fábrica Recepções, no Turu. Já na casa dos trinta, Rubens Junior, que é um dos grandes quadros da renovação política do Maranhão, já está no 2º mandato de deputado estadual e tentará eleger-se deputado federal este ano.

SINHAZINHA

A última de Roseana Sarney é achar que os deputados estaduais ficarão numa situação terrível, desesperadora, se ela não sair candidata ao Senado. Como se um mandato de senadora servisse a mais alguém, a não ser a ela mesma e à sua família. Roseana joga no ar uma espécie de chantagem velada de que o “seu” grupo político é refém de sua candidatura ao Senado, e que eles, os integrantes de "seu" grupo, é que irão implorar para que ela renuncie ao governo e lance sua candidatura.

Roseana raciocina  Sarney que eles terão de se curvar à sua vontade. Em seu império de comunicações, ela manda o recado, através de seu editor de política do jornal de sua propriedade: "se vocês quiserem que eu me lance candidata ao Senado para salvar a pele de vocês, façam logo o que mando e elejam Luís Fernando governador indiretamente na
Assembleia Legislativa”. Imagina a Sinhazinha que com isso, “dá um cheque-mate” nesse bando de deputadinhos.
Mas vejam quanta arrogância!

Fica a pergunta: a quem diabos interessa a candidatura de Roseana ao senado,  a não ser a ela mesma?

MENSALÃO TUCANO  

Em menos de duas semanas depois de apresentadas as alegações finais do ex-presidente do PSDB, Eduardo Azeredo, no chamado "mensalão tucano", o ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, informou ao presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, que já estar com o seu voto pronto. Pela celeridade incomum dada ao caso pelo ministro Barroso, pode vir por aí uma cana grossa no tucano, com o perdão do trocadilho. 

O QUE NÃO DEVE SER FEITO

No longo artigo escrito no jornal Estado do Maranhão, de propriedade do clã Sarney, no último dia 13 de março, o ex-deputado e atual secretário do governo Roseana Sarney, Joaquim Haikel, nos brindou a todos com um notável e histórico manual de como não se deve fazer política. Ou, um fantástico manual de como se faz da coisa pública um vale-tudo para se manter no poder, usando a coisa pública em benefício próprio.

De modo didático, como convém a um escritor, Joaquim Haikel mostra a receita de como convencer a Assembleia Legislativa a eleger Luís Fernando governador biônico, no caso de renuncia de Roseana Sarney do cargo de governadora: prometam entregar a Arnaldo Melo e seus deputados "mais chegados" IMPORTANTES SECRETARIAS e ainda a vaga de vice-governador, e mais alguns agrados que a coisa se resolve.
 
De tal premissa extrai-se que os deputados "mais chegados" a Arnaldo Melo teriam suas reeleições asseguradas com farto dinheiro público das "importantes secretarias", e Arnaldo seria acomodado na cadeira de presidente da Assembleia  novamente a partir de 2015, além de poder entrar no rateio da coisa pública. 

É um texto rico em detalhes para se compreender como o tal “Grupo Sarney” fez, faz e pretende fazer da coisa pública para se manter no poder a qualquer custo; A própria institucionalização do odioso e nefasto patrimonialismo arraigado até a medula das mentes oligárquicas.

MARANHÃO ANALFABETO

A propósito da megalomania de riqueza de Roseana, o IBGE mostra que no Maranhão, mais da metade (55,7%) da população com mais de 60 anos é analfabeta. Ou seja, mais da metade da população que viu nascer o sarneysmo do Maranhão, não teve sequer a chance de frequentar a escola para escrever seu próprio nome e aprender a ler. O Maranhão é o segundo estado do Brasil em números de analfabetos, ficando à frente somente de Alagoas. Esse é o legado que Roseana Sarney e sua família deixam ao Maranhão...

0 comentários :

Design de NewWpThemes