'

14 de mar. de 2014

Mais de 500 adolescentes das escolas da rede municipal de ensino de São Luís acompanharam entre os dias 10 e 14 de março as palestras do projeto Consumidor Mirim, que tinham por objetivo estimular hábitos saudáveis e alertar para os perigos do consumismo exagerado. O projeto é uma iniciativa do Movimento em Defesa do Consumidor do Maranhão (MDCMA) e que teve nesta semana a parceria da Prefeitura de São Luís, integrando o conjunto de ações alusivas ao Dia Mundial do Consumidor.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, lembrou que conscientizar os adolescentes para adotar hábitos de consumo mais saudáveis também é uma forma de promover cidadania. “O prefeito Edivaldo Holanda Júnior nos dá sempre uma diretriz muito clara: a de garantir educação cidadã, com qualidade e promotora da dignidade entre todos os meninos e meninas da rede. Por isso oferecemos apoio integral à atividade que esse movimento se propôs a desenvolver em nossas escolas”, disse Geraldo Castro.

O valor do consumo consciente, a falsa ideologia de poder de compra criada a partir da possibilidade do parcelamento da dívida e a ostentação de bens cuja aquisição não é realmente necessária foram alguns dos pontos abordados pelos palestrantes na conversa nas escolas.

O advogado Duarte Júnior, diretor de expansão e membro do conselho diretor do MDCMA, elogiou a receptividade dos adolescentes aos temas trabalhados. “A partir de hoje, esses adolescentes serão fiscalizadores não só do próprio consumo, mas também dos pais. Eles serão multiplicadores de uma educação para o consumo consciente, e não crescerão para se tornar homens e mulheres endividados”, avaliou o advogado.

Duarte Júnior destacou ainda a sensibilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o tema. “Nós tivemos, desde o início, o apoio da Semed, que acolheu de pronto a nossa iniciativa, e foi isso que tornou possível que o nosso projeto se concretizasse, para que pudéssemos ser um instrumento real de políticas públicas fomentadoras do consumo consciente”, disse ele.

A gestora da Unidade de Ensino Básico (UEB) Menino Jesus de Praga, Mary Lúcia Bogéa de Assis, disse que as palestras superaram as expectativas dos estudantes e do corpo docente da unidade de ensino. “Foi tudo muito bem organizado e a conversa com os estudantes teve um nível muito adequado à idade deles. Os palestrantes usaram exemplos da atualidade e movimentaram a turma, fazendo um debate bem interessante. Quero que eles voltem mais vezes”, comentou. Na escola, 116 adolescentes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram da atividade.

Dentre as escolas que receberam o projeto estão as U.E.B.s Maria Alice Coutinho, Menino Jesus de Praga, Mário Andreazza e Miguel Lins.

0 comentários :

Design de NewWpThemes