'

1 de jun. de 2015

O prefeito Edivaldo realizou na manhã desta segunda-feira (1º) vistoria nos serviços de reestruturação de imóveis situados no Centro Histórico de São Luís. As obras, localizadas nas Ruas da Palma e do Giz, serão destinadas para habitação de interesse social e para a criação da Casa do Bairro. A requalificação dos casarões está sendo realizada pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), com recursos alocados do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), e faz parte das ações de revitalização que estão sendo implementadas na região.

Durante a vistoria, o prefeito Edivaldo destacou a importância da obra para a população. "A revitalização do Centro de São Luís faz parte da nossa política de gestão e reflete o nosso compromisso com o bem-estar das pessoas que moram e frequentam a região. As obras estão em um ritmo avançado e beneficiarão muitas famílias", afirmou o prefeito.

Entre as obras vistoriadas estão dois casarões que serão transformados em abrigos para famílias de baixa renda que vivem no Centro Histórico de São Luís. Os prédios estão localizados nas ruas da Palma e do Giz, duas das artérias mais importantes do acervo arquitetônico de São Luís.

No prédio de número 195-205 da Rua da Palma, serão abrigadas 14 famílias. Na Rua do Giz, nº 445, oito apartamentos estão sendo construídos. A previsão é que essas obras estejam finalizadas até janeiro de 2016. Além desses imóveis, outros casarões estão sendo reformados para esta finalidade. No total, 60 apartamentos serão sorteados entre famílias cadastradas.

Na Rua da Palma, nº 415, o prédio abrigará o Conselho do bairro do Desterro e um centro que oferecerá série de serviços como atendimento odontológico, acompanhamento médico e cursos de capacitação. O espaço disponibilizará ainda, em parceria com secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e de Saúde (Semus), atividades de inclusão produtiva, oficinas de leitura e educação patrimonial, além de cursos para o fortalecimento comunitário.

O casarão, até janeiro deste ano, era ponto de tráfico e frequentado por consumidores de drogas, mas foi retomado pela Prefeitura de São Luís durante a operação de lacre dos casarões, no Centro Histórico. A entrega da Casa do Bairro está prevista para outubro deste ano. A construção desse espaço reforça o compromisso do prefeito Edivaldo em oferecer serviços que atendam às necessidades da população local.

"A Casa do Bairro é um instrumento de aproximação das ações públicas com a comunidade, que terá um espaço de atividades que promovam a cidadania e despertem o sentimento de pertencimento àquela região. A ideia da Casa do Bairro poderá ser replicada em outros pontos da cidade", destacou o presidente da Fumph, Aquiles Andrade.


Além do presidente da Fumph, acompanharam o prefeito Edivaldo a primeira-dama, Camila Braga; os parlamentares José Joaquim (PSDB) e Gutemberg Braga (PSDB); e os secretários municipais Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), José Cursino Raposo (Planejamento) e Severino Sales (Relações Parlamentares).

0 comentários :

Design de NewWpThemes