'

4 de set. de 2013


Integrante do diretório nacional do PT, Márcio Jardim, encaminhou nesta quarta-feira (4) ao presidente nacional do partido, deputado Rui Falcão, com cópia ao presidente regional, Raimundo Monteiro, ofício solicitando a realização de plebiscito, paralelo ao PED, para que os militantes decidam o caminho a seguir na sucessão estadual de 2014.    

Segundo Jardim, “no Maranhão a conjuntura política mudou desde 2010, e o avanço das forças progressistas é incontestável, demandando de nós, petistas do Maranhão, o debate e a definição de uma estratégia que garanta a vitória de Dilma no Estado e permita o avanço do projeto democrático e popular aqui também”.

O partido está divido atualmente entre três teses: aliança com Flávio Dino, candidatura própria e manutenção da aliança com o PMDB. A corrente vencedora é quem determina para onde vai o partido, mas pela proposta, o futuro presidente terá que aceitar a proposta vencedora do plebiscito.

Abaixo publico a integra do documento protocolado na direção nacional do Partido dos Trabalhadores, que tenta resgatar a democracia interna e livrar a legenda da incômoda aliança com a oligarquia Sarney. Defendendi hoje unicamente pelo grupo liderado pelo vice-governador Washington Oliveira, o “Macaxeira”.


À Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores
Att: RUI FALCÃO – Presidente Nacional do PT
C/c: Direção Estadual do Partido dos Trabalhadores do Maranhão
Att: RAIMUNDO MONTEIRO – Presidente Estadual do PT/MA

Brasília-DF, 04 de outubro de 2013.

Nos próximos meses teremos mais uma vez a oportunidade de exercitar a nossa democracia interna e garantir às bases partidárias a ampla participação para a eleição das direções partidárias. O processo de eleição direta, ao lado das prévias internas para a escolha dos nossos candidatos majoritários, é uma grande contribuição do PT à democracia brasileira para a abertura dos partidos políticos à participação popular. Tanto é verdade que hoje até militantes de partidos adversários nossos adotam ou cogitam adotar essa metodologia radicalmente democrática.
Nesse sentido de participação e abertura das decisões partidárias para um amplo espectro de cidadãos filiados, consideramos imprescindível que durante o PED de 2013 estabeleçamos no Maranhão uma consulta às bases partidárias sobre qual o melhor caminho a ser seguido pelo PT no estado para as eleições de 2014. Justamente durante a mobilização e os debates visando à participação no PED haverá a oportunidade de debater ampla e democraticamente e deliberar sobre a estratégia do PT nas próximas eleições no Maranhão. As bases partidárias devem decidir se lançaremos candidatura própria, se apoiaremos o PMDB ou se faremos aliança com o PC do B para a disputa do governo estadual.
Nas discussões sobre as composições dos melhores palanques nos 26 estados e no Distrito Federal, visando a continuidade do nosso projeto nacional, observamos que em cada realidade específica há um caminho distinto a ser trilhado pelo PT, e vemos com muita alegria a perspectiva de nosso partido chegar a 2014 com candidaturas muito competitivas e em condições reais de vitória em diversos estados, a exemplo de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
No Maranhão a conjuntura política mudou desde 2010, e o avanço das forças progressistas é incontestável, demandando de nós, petistas do Maranhão, o debate e a definição de uma estratégia que garanta a vitória de Dilma no Estado e permita o avanço do projeto democrático e popular aqui também.

Como já haverá toda a mobilização e logística para a votação do PED, não haverá melhor momento para essa indicação de nossos rumos no Maranhão, permitindo que a ampla base de nosso partido participe e se prepare para a disputa de 2014, dando mostras de nossa tradição de radicalizar a democracia e buscar um amplo envolvimento da cidadania política, justamente num momento em que a sociedade brasileira clama por mais participação e possibilidade de interferência nas decisões políticas. Por tudo isso, propomos a realização de uma consulta às bases no mesmo dia na eleição do PED no Maranhão, com a utilização de uma cédula de votação específica para decidir por um desses três caminhos para o PT no Estado, três alternativas que hoje já são animadamente debatidas no seio da militância:
1)    seguir na aliança com o PMDB local;
2)    lançar candidatura própria;
3)    ou apoiar a candidatura do PCdoB/Flávio Dino no Estado.

No entendimento que o melhor   caminho para repactuar o partido no estado é pela via da radicalização da democracia, submetemos à Direção Nacional e Regional do PT, nossa proposta de realização do referido “PLEBISCITO”.
Assim, aguardamos uma resposta e um posicionamento o quanto antes dessa direção nacional e estadual e nos colocamos à disposição para a implementação dessa consulta no dia do PED no Maranhão.

Atenciosamente,

Márcio Jardim
Membro da CEE PT/MA

0 comentários :

Design de NewWpThemes