'

2 de set. de 2013

“Em meio às dificuldades temos avançado bastante e conseguiremos muito mais com a bênção de Deus”, afirmou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, durante entrevista ao vivo concedida à TV Difusora na manhã desta segunda-feira (2). Do seu gabinete no Palácio La Ravardière, Edivaldo respondeu às perguntas dos apresentadores, telespectadores e fez breve retrospectiva das ações implementadas por sua gestão, das conquistas obtidas nos oito meses de governo.

O prefeito Edivaldo elencou avanços na educação, onde citou o processo gradual de implantação de escolas em tempo integral, listou ações na área da limpeza pública com o incremento do número de profissionais e reiterou o compromisso de colocar em prática intervenções que garantirão melhorias significativas ao trânsito e transporte da capital. Sobre o assunto, Edivaldo Holanda Júnior garantiu que a licitação do transporte público contará com estudos feitos pela Fundação Getúlio Vargas e o Bilhete Único será “uma realidade” na sua gestão.

Motivado pela receptividade carinhosa da população ao fazer visita de inspeção neste domingo (1º) às obras de recuperação da pavimentação asfáltica das vias do João Paulo, o prefeito afirmou que vai intensificar agenda de trabalho permanente nas ruas junto à comunidade e disse que trabalha de forma intensa desde o primeiro dia de mandato, “uma rotina que começa às 8h e finaliza às 2h da manhã”.  

Respondendo aos telespectadores da emissora da Camboa, feitas pelos jornalistas Daucyana Castro e Olavo Sampaio, o prefeito Edivaldo assegurou que o programa do leite será retomado no próximo mês. Sobre o Hospital de Urgência Dr. Jackson Lago, um dos compromissos de campanha, ele esclareceu que a Prefeitura já possui o terreno e a construção se dará através de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Aproveitando a audiência do programa, Edivaldo Holanda Júnior convidou a população para participar do anúncio do Programa Avança São Luís, que ocorrerá na próxima quarta-feira (04). “Será um presente para São Luís na comemoração dos seus 401 anos de fundação. Serão cerca de R$ 500 milhões em investimento para os próximos 15 meses. A cidade, depois disso, terá outra cara. Dentro desse programa posso dizer que está incluída a construção, por exemplo, de 10 escolas de ensino fundamental e 25 creches”, adiantou.

O pacote de ações prevê obras a curto e médio prazo que serão executadas para este final de 2013 e o ano de 2014. A solenidade será realizada na Associação Comercial do Maranhão (ACM), localizada na Praça Benedito Leite, na quarta-feira (04), a partir das 9h. As 41 ações do Programa Avança São Luís beneficiarão toda a cidade e efetivarão a entrega de 230 produtos para a população da capital.

Abaixo, alguns pontos da entrevista:

Transporte

Para um dos setores que ocasiona maior transtorno à população ludovicense, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior disse que está em fase de preparação a licitação do transporte público coletivo da cidade. Ele revelou que a Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição de grande credibilidade e renome nacional, realizará estudos que redesenharão o sistema, tornando-o mais eficiente e racional.

“Herdamos problemas de décadas. Em vista disso, vamos fazer a licitação das linhas de ônibus com o suporte da Fundação Getúlio Vargas, reconhecida por sua competência, eficiência e que já prestou o mesmo trabalho em outras capitais. Todo o processo durará 10 meses. Havendo um contrato jurídico poderemos, assim então, cobrar dos empresários”.

Indagado sobre o destino dos vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) localizados ao lado do terminal de integração da Praia Grande, o prefeito declarou que não existia projeto. “Estamos entregando o novo projeto ao governo federal, que deverá ser destinado a atender a população da área Itaqui-Bacanga”.

A promessa de implantação do Bilhete Único em São Luís foi alvo de indagação de um telespectador, que enviou pergunta à emissora e quis saber do prazo de sua instalação. De maneira convicta, o prefeito garantiu que o benefício será implantado “Temos primeiro que fazer a licitação do transporte e logo depois, automaticamente, implantaremos o Bilhete Único”.

No setor, o prefeito destacou entre algumas melhorias promovidas pela gestão municipal a colocação de abrigos de ônibus e o início da reforma dos terminais de integração.

Infraestrutura

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior enfatizou o esforço feito para realizar a requalificação de ruas e avenidas. Ele anunciou, na oportunidade, que a Prefeitura finaliza o processo licitatório que abrangerá um número maior de pontos desgastados da malha viária do município. “Já estamos fazendo a pavimentação de mais de 400 ruas na região do Pólo Coroadinho e fazendo a recuperação asfáltica em outras vias de diversos bairros. Vamos avançar muito mais”.

Bem avaliado pela população, o serviço de limpeza pública foi alvo de comparativo entre a gestão passada e a atual. Edivaldo lembrou que esse ponto recebeu em situação bastante difícil. “Colocamos mais 600 servidores e hoje nós temos um total de 1800 homens cuidando da limpeza da nossa cidade”.

Saúde

Ao reconhecer como um dos maiores desafios a serem enfrentados na sua administração, o prefeito destacou, entre algumas medidas tomadas, novas tratativas que estão sendo feitas para a utilização de leitos de retaguarda da Santa Casa de Misericórdia do Maranhão com a finalidade de ampliar o atendimento a pacientes da rede pública de saúde.

“Na semana passada estive reunido com o Dr. Abdon Murad [provedor da Santa Casa] e estamos avançando num acordo que propiciará desafogar o Socorrão I e II”. Edivaldo lembrou que a Prefeitura faz a recuperação de postos de saúde e informou que está previsto a reforma dos Socorrões. Foi assinada recentemente ordem de serviço para a reforma da Unidade Mista do Coroadinho, onde serão revitalizadas todas as dependências e os 22 leitos.

Compromisso firmado na eleição para reforçar o sistema de saúde, Edivaldo Holanda Júnior revelou que já existe o terreno para a construção, em forma de Parceria Público-Privada (PPP), do Hospital de Urgência Dr. Jackson Lago.

Programa do Leite

O prefeito Edivaldo também esclareceu sobre os motivos da interrupção temporária do Programa Leite na Escola. Uma disputa judicial impediu o processo licitatório. “Resolvido estes problemas, nesta semana esperamos fazer a licitação e no mês que entra o programa voltará funcionando muito melhor”.

0 comentários :

Design de NewWpThemes