'

4 de set. de 2013

O Comitê Estadual do PCdoB realiza no dia 05 de outubro a 13ª Conferência Estadual. O evento promoverá o debate das diretrizes políticas do partido a partir das Teses para o 13º Congresso, o funcionamento interno, o projeto eleitoral 2014, além da escolha dos delegados que representarão o estado no 13º Congresso do PCdoB, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de novembro.
Etelvino Oliveira Nunes, presidente em exercício do PCdoB - MA, respondeu algumas perguntas sobre os preparativos da Conferência Estadual:

Como está a preparação para a 13ª Conferência Estadual do PCdoB?

Oliveira – Os preparativos da Conferência Estadual avançam à medida que são realizadas as conferências municipais. Elas estão acontecendo em mais de 150 cidades do Maranhão. A última deve acontecer no dia 29 de outubro, uma semana antes da Conferência Estadual que reunirá toda a militância do PCdoB no estado. Também durante as conferências municipais serão escolhidos os delegados que participarão do evento estadual com direito a voz e voto.

Qual a expectativa de público?

Oliveira - A Conferência Estadual deve ter um público aproximado de 2 mil pessoas, entre participantes de todo o Maranhão e representantes do Comitê Nacional . Mas tudo vai depender do número de participantes das conferências municipais, porque a cada doze participantes o comitê municipal elegerá um delegado.

Quem pode participar?

Oliveira - Da Conferência Estadual devem participar os delegados eleitos nas Conferências Municipais e os convidados do Comitê Estadual. Mas na noite do dia 04 de outubro, um dia antes da realização da Conferência, faremos um Ato Político aberto ao público.

Que lideranças participarão deste Ato Político no dia 04?

Oliveira – O ato é aberto a todo o público maranhense e estamos aguardando a presença de diversas lideranças políticas, sociais, religiosas, sindicais e de toda a população que quiser participar. Entre os partidos políticos que devem estar  presentes no evento estão, além do PCdoB, o PSB, PDT, PT, PPS, PP, PSDB e PTC, e de todos os partidos que queiram fazer parte desse projeto que propõe reverter a realidade socioeconômica do Maranhão.

Ainda dá tempo de se filiar ao PCdoB?

Oliveira - Para aqueles que desejam se candidatar, o prazo fixado para a filiação é até 05 de outubro, exatamente um ano antes das eleições. Mas para aqueles que querem se filiar, sem pretensão de uma candidatura, não existe um prazo fechado. Podem se filiar a qualquer tempo.

E sobre os delegados, até quando podem se inscrever?

Oliveira - Os delegados, quando escolhidos pelos Comitês Municipais, são credenciados para participarem da Conferência Estadual à medida que a lista com os nomes dos delegados eleitos são enviados para o Comitê Estadual do partido. Então, essas listas podem ser enviadas até a véspera do evento.

Quantas delegações virão para São Luís?

Oliveira - Estão em andamento 150 conferências municipais. Como as delegações são escolhidas em todas as conferências, teremos 150 delegações mais os convidados, que terão voz, mas não terão direito a voto.

Por fim, o que será o ponto principal do Congresso?

Oliveira - Tanto as conferências municipais, quanto as estaduais são orientadas pela temática nacional. Entre os temas do evento, estão em pauta as diretrizes políticas do partido, o funcionamento interno, o projeto eleitoral 2014 e também será feita a escolha dos delegados que representarão o estado no evento nacional. 


0 comentários :

Design de NewWpThemes