'

14 de out. de 2013

Na tarde desta segunda-feira (14) a situação caótica do sistema de Segurança Pública do Maranhão voltou a ser pautada em debates na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) declarou apoio as contestações do presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Gervásio Protásio Jr, em contraponto ao artigo dominical do senador José Sarney (PMDB-AP).

Protásio utilizou as redes sociais e afirmou que o artigo do Senador era equivocado, na tentava de se justificar o problema das penitenciárias maranhenses por uma suposta determinação dos juízes de “misturar” os detentos com penas diferentes.

O deputado Bira, da tribuna da Casa legislativa, leu a resposta do Juiz publicada na rede social. O socialista classificou como inglória a tentativa de tirar a responsabilidade do Governo do Estado pelo caos na Segurança Publica.

Gervásio lembrou que, entre as ações requeridas ao Estado pelos juízes da Execução Penal da capital, estava a redistribuição dos presidiários de acordo com suas penas e crimes cometidos. A portaria 081/2013 é datada de agosto de 2013 e foi assinada pelos juízes Roberto de Paula e Fernando Mendonça.

Para Bira, o Governo do Estado é totalmente responsável pelos problemas no Sistema de Segurança Pública, o parlamentar lembrou a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa sobre a temática da segurança. De todos os encaminhamentos retirados do evento, todas as propostas foram direcionadas às Secretarias de estado de Segurança Púbica e de Administração Penitenciária.

De acordo com o Deputado a união dos poderes instituídos no Maranhão é fundamental para reverter o quadro de caos no Estado. O parlamentar ressaltou que a proposta de intervenção no Sistema Penitenciário do Maranhão partiu do bloco de oposição da Assembleia Legislativa.

Diante da situação caótica enfrentada pela população do Maranhão, impedida de sair às ruas, as escolas suspenderem as aulas em decorrência do clima de terror espalhado em toda a cidade. A oposição oficializou, no último dia 10, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa um pedido para que seja solicitada a vinda da Força Nacional de Segurança para o Maranhão.

Bira encerrou seu pronunciamento ressaltando uma conversa entre Fernandinho Beira-mar e Marcinho VP, os dois traficantes conversavam sobre uma possível transferência para um presídio no Maranhão e falam, ainda, sobre a possível ajuda de um desembargador.

Para o Deputado, essas afirmações e a falta de iniciativa e posição do Governo do Estado maculam, ainda mais, a imagem do Maranhão perante a mídia nacional. “O estado possui os piores indicadores sociais e infelizmente o Maranhão está se tornado terra de muro baixo. Não existe Governo”, concluiu Bira.

0 comentários :

Design de NewWpThemes