'

16 de out. de 2013


O deputado federal Domingos Dutra (Solidariedade/MA) participou de Audiência Pública Conjunta, ontem, (15.10) na Câmara dos Deputados, para discutir o contrato de exploração do minério de serra pelada firmado entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e a empresa mineradora, Colossus Geologia e Participações Ltda. Segundo o parlamentar, a única forma de resolver o conflito entre a empresa e os garimpeiros é a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

A audiência contou com a participação dos garimpeiros que vieram dos estados do Pará, do Maranhão, Piauí, Amapá e Tocantins, em comitiva para Brasília, com o objetivo de pressionar os parlamentares para ajudar a resolver a difícil situação que eles estão passando.

O deputado Domingos Dutra mostrou preocupação com o grave conflito entre a empresa canadense exploradora do minério e os garimpeiros. De acordo com a Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), o contrato que daria 51% dos recursos de exploração a empresa e 49% para os garimpeiros não está sendo cumprido. De forma sorrateira a colossos aumentou a sua participação de 51% e reduziu a participação dos garimpeiros de 49% para 25%.  Além disso, os garimpeiros exigem a reintegração de posse de 700 hectares de terra que de acordo com eles, a empresa se apossou indevidamente.

Na ocasião, o deputado Domingos Dutra que está lutando em prol dos garimpeiros juntamente com os deputados Sebastião Bala Rocha (Solidariedade/AP) e Arnaldo Jordy (PPS/PA) garantiu que a difícil situação que está acontecendo em Serra Pelada só terá um ponto final com a criação de uma CPI, pois de acordo com o parlamentar os responsáveis pela empresa exploradora do garimpo, serão obrigados a comparecer e a responder pelas suas ações.  “A história de sofrimento dos garimpeiros de Serra Pelada terá agora um novo rumo: vamos requerer uma CPI, encaminhar denúncias a Organização dos Estados Americanos (OEA), representar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o judiciário do Estado da Pará e exigir do presidenta uma posição urgente para por fim ao desrespeito da Colossos com os garimpeiros”, finalizou o deputado Domingos Dutra.

0 comentários :

Design de NewWpThemes